Postos da Vila Formosa fazem menos consultas, aponta TCM

A dona de casa Cintia Maria da Silva, 38 anos, no posto de saúde Comendador José Gonzales

Fabiana Cambricoli

Os postos de saúde da Vila Formosa (zona leste de SP) foram os que mais diminuíram o número de atendimentos entre 2008 e 2011, apontam dados do TCM (Tribunal de Contas do Município) obtidos pelo Agora
O distrito reduziu em mais da metade o número de consultas e outras atividades, que incluem, por exemplo, exames e vacinação. Os atendimentos passaram de cerca de 360 mil, em 2008, para aproximadamente 130 mil, no ano passado, uma redução de 64%. Os números são aproximados e foram calculados a partir dos gráficos do TCM. Os números exatos não foram informados.
Segundo conselheiros de saúde da região, a única explicação para a queda de atendimentos na Vila Formosa é a falta de médicos. Em três das quatro UBSs do distrito, não há sequer previsão de quando o agendamento com o clínico será aberto.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que não se pode analisar a produção de consultas nas UBSs sem considerar a ampliação do número de serviços de saúde inaugurados nos últimos anos, como AMAs e CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial).
Esses serviços, afirma a secretaria, absorveram parte do atendimento antes realizado pelas UBSs na cidade. Na avaliação da pasta, a interpretação dos dados "é superficial e demonstra desconhecimento sobre a rede".
A pasta não comentou o caso da Vila Formosa e dos demais distritos. Também não explicou por que os postos da região não estão com a agenda aberta.
Sobre a falta de médicos, a secretaria disse que ampliou a quantidade de profissionais. A pasta disse que vai verificar os casos dos pacientes sem atendimento.

Postar um comentário

0 Comentários