Autoridades analisam situação de hospital psiquiátrico de Sorocaba, SP


Dados vão ajudar a mudar atendimento aos doentes mentais.

Prazo para o fim do trabalho ainda não foi definido.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
Um grupo de autoridades, formado por especialistas em tratamento de pessoas com problemas mentais e promotores, se reuniu em São Paulo nesta quinta-feira (25) para continuar a análise dos dados levantados durante a operação que resultou na interdição do Hospital Vera Cruz, em Sorocaba (SP).
Ainda não há prazo para o fim dotrabalho, mas deverá ser assinado um acordo para garantir que as irregularidades não se repitam nas unidades hospitalares.
A força-tarefa criada pra acompanhar a situação dos pacientes ainda não sabe o destino dos mais de 400 doentes internados no hospital. Até junho de 2013, quando termina o convênio da prefeitura com o hospital, todos terão que ser encaminhados pra outras instituições.

O resultado do censo realizado no começo de outubro no Hospital Vera Cruz ainda esta sendo analisado por especialistas do Ministério da Saúde e promotores de justiça.
As alternativas são residências terapêuticas ou os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps). Com isso, os hospitais psiquiátricos deverão ser fechados.
Os dados vão ajudar as autoridades de saúde a propor mudanças no atendimento aos doentes mentais.
O levantamento revelou informações importantes, como detalhes de cada um dos 400 pacientes internados na unidade. Mas este resultado não vai ser divulgado.
Entenda o caso
O Hospital Vera Cruz foi interditado em agosto deste ano e proibido de receber novos pacientes. A instituição é acusada pelo Ministério Público de maus-tratos, tortura e cárcere privado. As irregularidades são apuradas pelo grupo de atuação e combate ao crime organizado e pela polícia.
Nas reuniões realizadas na sede da promotoria em São Paulo, a prioridade é resolver os problemas no Vera Cruz, mas a proposta é cobrar melhorias em todos os hospitais psiquiátricos.
Para exigir que os donos cumpram a política nacional de saúde mental, o Ministério Público está criando um acordo que será assinado pelo Governo Federal, Secretaria Estadual de Saúde e pelas prefeituras. É um compromisso pra garantir um atendimento mais humanizado aos pacientes.
Autoridades se reuniram para continuar discussão sobre o futuro dos pacientes (Foto: Reprodução/TV Tem)Autoridades se reuniram para continuar discussão sobre o futuro dos pacientes (Foto: Reprodução/TV Tem)

Postar um comentário

0 Comentários