Falha em proteção da linha de transmissão causou apagão, diz governo


Relatório final sobre o apagão que atingiu Estados do Norte e Nordeste na semana passada será divulgado nesta quarta-feira


Mariana Durão, da Agência Estado
RIO - O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que a proteção da linha de transmissão Colinas-Imperatriz, da Trasnmissora Aliança de Energia Elétrica Taesa, estava desativada. O sistema deveria isolar o equipamento da linha que sofreu um curto-circuito e acabou ocasionando o blecaute em Estados do Norte e Nordeste na madrugada da última sexta-feira, mas estava inoperante.
"A proteção primária e alternada não estava operante. Por isso houve o desligamento grande em toda a subestação. Isso (a proteção) evitaria um problema mais sério", afirmou Zimmermann. A empresa, disse, já havia informado que tinha mexido no ajuste da proteção na semana anterior ao apagão.
De acordo com o ministro, a equipe técnica que analisa o problema identificou que o curto danificou uma seccionadora, equipamento que permite fazer o desvio da energia em uma linha de transmissão. A origem do curto-circuito ainda não foi identificada, mas Zimmermann descartou a hipótese de uma descarga elétrica provocada por raios.
"A origem ainda está sendo avaliada. Não existe raio", disse o ministro. Ele participa de uma reunião preparatória do Relatório de Análise de Perturbação na sede do Operador Nacional do Sistema (ONS), com a participação também do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner.
O relatório final sobre o apagão será divulgado depois de amanhã. Hoje cedo, Zimmermann apresentou à presidente Dilma Rousseff as conclusões obtidas desde a última sexta-feira até agora. O grupo de trabalho está avaliando ainda as causas da demora no religamento do sistema. Segundo Zimmermann, é importante entender o que ocorreu para evitar que a falha volte a se repetir.
Indagado sobre uma possível punição à Taesa, o ministro afirmou que "isso é o normal" nesses casos.
Falha humana
Zimmerman disse que a Transmissora Aliança de Energia Elétrica Taesa está investigando a possibilidade de falha humana no sistema de proteção da rede transmissora. Um procedimento operacional adequado poderia ter evitado que as regiões Nordeste e Norte ficassem às escuras na noite de quinta-feira.
Ao ser indagado se a Taesa havia apresentado ao ONS alguma justificativa para o apagão, o ministro afirmou: "Ela está avaliando como uma falha de procedimento, falha humana". O ministro descartou totalmente a possibilidade de a falha ter sido causada pela queda de um raio na rede de transmissão.

Postar um comentário

0 Comentários