Déficits nas prefeituras é desafio para os novos prefeitos da região.


do Jornal da Estância

O jornal da estância procurou levantar  em que condições os prefeitos de alguns municípios irão assumir a direção de sua cidade. Procuramos levantar dados no site da prefeitura e no tribunal de contas. A seguir apontamos brevemente as condições que os novos prefeitos deverão assumir.

Ibiuna déficit pode chegar  a 10,8 milhões em 2012.
Em 2011, a situação da prefeitura já era critica, tendo um resultado financeiro negativo de R$ 8,5 milhões, que indica que as despesas financeiras, especialmente restos a pagar que chegou a R$ 32 milhões. O resultado financeiro indica o que se tem em caixa frente aos  compromissos assumidos.Segundo o TCE, em comunicado emitido aponta que
“A verificação da situação de liquidez apresenta déficit no resultado do período atual e no projetado para o exercício revelando-se desfavorável frente ao adimplemento dos compromissos, comprometendo, por conseqüência, a execução orçamentária e liquidez financeira do período restante do presente exercício, fato esse que merece toda a atenção da Administração, devendo ser alertada para os ajustes necessários frente aos impedimentos previstos no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal”
O  TCE, em avaliação realizada em julho de 2012, apontava que o déficit deveria chegar a aproximadamente  R$ 10,8 milhões e poderia ter uma aumento de 27% no déficit financeiro.Para piorar a situação, até agosto o governo municipal havia empenhado R$ 730 mil reais acima da s receita do período, além disto,
A prefeitura não entregue dados ao TCE em agosto e setembro deste ano.
Mairinque:  déficit previsto pelo TCE pode chegar a R$ 10,2 milhões.
A prefeitura de Mairinque de acordo com o SIAPNET apresentava resultado financeiro negativo de R$ 11,1 milhões, ou 4,4% da receita. O Tribunal de contas aponta que este resultado negativo era diminuir um pouco e chegará a R$ 10,2 milhões.
A situação ainda pode se agravar, visto que a receita era de R$ 69 milhões até agosto e a despesa empenhada chegou a R$ 77 milhões, um rombo orçamentário de R$ 7 milhões.
São Roque: déficit deve chegar a quase R$ 3 milhões.
Em avaliação realizada no final de outubro, com dados até setembro apontam que o déficit deverá chegar a R$ 2,78 milhões. O blog searadionaotoca já alertou que o rombo no orçamento será de R$ 8,6 milhões, tendo em vista, que as receitas, derivadas de impostos e transferências, de R$ 146,4 milhões , mas a despesa empenhada alcançou R$ 155, 1 milhões, ou seja, o resultado a negativo pois se está gastando mais do que se ganha em R$ 8,6 milhões. Lembro que até agosto este déficit era de aproximadamente R$ 14,6 milhões.
Lembro que em lei publicada em 15 de novembro, o atual governo retira R$ 2,7 milhões do caixa para enviar R$ 1,2 milhões para a Santa Casa e o restante para pagar gastos com iluminação pública. O envio de recursos para a santa casa é irregular, visto que  há desvio de finalidade da taxa de iluminação e imoral visto que, mais de cinco mil pessoas não tem acesso a energia elétrica em nossa cidade.
Diante deste ato e de outros, o rombo pode aumentar e atingir um valor maior, mas devemos esperar pelos balancetes finais para ver o que irá acontecer.



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