do Jornal da Estância
O jornal da estância procurou levantar em que condições os prefeitos de alguns municípios irão assumir a direção de sua cidade. Procuramos levantar dados no site da prefeitura e no tribunal de contas. A seguir apontamos brevemente as condições que os novos prefeitos deverão assumir.
Ibiuna déficit pode
chegar a 10,8 milhões em 2012.
Em 2011, a situação
da prefeitura já era critica, tendo um resultado financeiro negativo de R$ 8,5
milhões, que indica que as despesas financeiras, especialmente restos a pagar
que chegou a R$ 32 milhões. O resultado financeiro indica o que se tem em caixa
frente aos compromissos assumidos.Segundo o TCE, em comunicado emitido
aponta que
“A verificação da
situação de liquidez apresenta déficit no resultado do período atual e no
projetado para o exercício revelando-se desfavorável frente ao adimplemento dos
compromissos, comprometendo, por conseqüência, a execução orçamentária e
liquidez financeira do período restante do presente exercício, fato esse que
merece toda a atenção da Administração, devendo ser alertada para os ajustes
necessários frente aos impedimentos previstos no artigo 42 da Lei de
Responsabilidade Fiscal”
O TCE, em
avaliação realizada em julho de 2012, apontava que o déficit deveria chegar a
aproximadamente R$ 10,8 milhões e poderia ter uma aumento de 27% no
déficit financeiro.Para piorar a situação, até agosto o governo municipal havia
empenhado R$ 730 mil reais acima da s receita do período, além disto,
A prefeitura não
entregue dados ao TCE em agosto e setembro deste ano.
Mairinque:
déficit previsto pelo TCE pode chegar a R$ 10,2 milhões.
A prefeitura de
Mairinque de acordo com o SIAPNET apresentava resultado financeiro negativo de R$ 11,1
milhões, ou 4,4% da receita. O Tribunal de contas aponta que este resultado
negativo era diminuir um pouco e chegará a R$ 10,2 milhões.
A situação ainda pode se agravar, visto
que a receita era de R$ 69 milhões até agosto e a despesa empenhada chegou a R$
77 milhões, um rombo orçamentário de R$ 7 milhões.
São Roque: déficit deve chegar a quase
R$ 3 milhões.
Em avaliação realizada no final de
outubro, com dados até setembro apontam que o déficit deverá chegar a R$ 2,78
milhões. O blog searadionaotoca já alertou que o rombo no orçamento será de R$
8,6 milhões, tendo em vista, que as receitas, derivadas
de impostos e transferências, de R$ 146,4 milhões , mas a despesa empenhada
alcançou R$ 155, 1 milhões, ou seja, o resultado a negativo pois se está
gastando mais do que se ganha em R$ 8,6 milhões. Lembro que até agosto este
déficit era de aproximadamente R$ 14,6 milhões.
Lembro que em lei
publicada em 15 de novembro, o atual governo retira R$ 2,7 milhões do caixa
para enviar R$ 1,2 milhões para a Santa Casa e o restante para pagar gastos com
iluminação pública. O envio de recursos para a santa casa é irregular, visto
que há desvio de finalidade da taxa de iluminação e imoral visto que,
mais de cinco mil pessoas não tem acesso a energia elétrica em nossa cidade.
Diante deste ato e de
outros, o rombo pode aumentar e atingir um valor maior, mas devemos esperar
pelos balancetes finais para ver o que irá acontecer.
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