Prefeito eleito de Mairinque, Binho Merguizo concede entrevista ao Jornal da Estância


 do Jornal da Estância

Eleito com 64,47% dos votos, Binho Merguizo assumirá a prefeitura de Mairinque em 1º. de janeiro. Depois de perder a eleição em 2008, por uma pequena diferença, em 2012, Binho teve uma vitória esmagadora. O prefeito eleito recebeu o Jornal da Estância no último dia 14, para uma entrevista em seu escritório político.  Ele falou dos desafios e problemas que terá que enfrentar, para recuperar a cidade, e principalmente corresponder a confiança nele depositada pela população. 

Acompanhe a entrevista:

JE – Nós sabemos que em 2008, você foi candidato e passou perto. Agora em 2012,  você foi eleito com uma votação esmagadora. Eu gostaria que você relatasse como foi esse processo?

Binho Merguizo – Na campanha de 2008 foi uma campanha não muito programada, de última hora, com um grupo muito pequeno, mas eu considero que naquela oportunidade esse grupo foi vencedor, mesmo não tendo ganhado a eleição.  Nos últimos quatro anos eu acho que minha candidatura foi colocada naturalmente, até pelo resultado das eleições de 2008.  Agora sim foi uma campanha estudada, discutida, planejada por um grupo em profissional e que acabou nos levando a uma grande vitória. Então foi uma campanha programada e vitoriosa.

JE – A que você atribui à expressiva votação que você recebeu agora?

Binho Merguizo - A pouco eu disse a vocês em off que o mundo da fantasia havia acabado e a população percebeu exatamente isso um pouco antes. Viu que estava vivendo uma fantasia e que a realidade era muito mais cruel e dura, até por força disso o povo de Mairinque deu o troco nas urnas, já que nos últimos anos o povo da cidade, não teve o respaldo, respeito e o progresso que merecia. Não teve qualidade de vida, por isso a votação foi tão expressiva.

JE – Quais serão suas principais ações para tentar minimizar os problemas deixados pela administração anterior?

Binho Merguizo – Eu acho que o maior gargalo e reivindicação da população de Mairinque é com relação a área da saúde, e em meu primeiro ano esta será minha prioridade.  Como todos sabem o nosso hospital foi fechado em 2009, é um hospital público que vai demandar uma discussão não só na comunidade local, mas principalmente em outras esferas, principalmente em nossa microrregião. Além de uma conversa muito séria com o governo do Estado.  Então a principal ação será com relação ao hospital. Nós vamos conseguir reabrir nosso hospital? Não sabemos. Mas de imediato nossa atenção será voltada para a saúde. Programa Saúde da Família, as Unidades Básicas e o Pronto Atendimento que é o que a população mais reclama.

JE – Quais as medidas que você pretende tomar para melhorar a educação na cidade?

Binho Merguizo – Até onde nós já discutimos com o futuro Secretário da Educação de Mairinque, José Francisco Zunkeller, uma pessoa muito competente, a estrutura da educação em Mairinque é boa, mas só está precisando de pessoas que a façam funcionar.  Uma medida que nós implantaremos e que vai dar um novo rumo a educação é a metodologia Sesi de ensino.  Já estaremos colocando isso em prática em 2013, pois já temos um acordo com a Fiesp.  Eu acredito que isso vai alavancar a educação em Mairinque, melhorando muito nossa nota de avaliação no IDEB.

JE – As empresas que foram envolvidas no escândalo da Máfia da Merenda têm contrato com a Prefeitura de Mairiqnque. Você pretende rever os contratos com essas empresas?

Binho Merguizo – No nosso Programa de Governo no que se refere a alimentação escolar é o fim da terceirização, que é uma coisa que o Tribunal de Contas tem visto com bons olhos.  Logicamente que e não vou conseguir acabar com terceirização de imediato. Por quê? Existe um contrato vigente com essas empresas e nosso Departamento Jurídico, já está vendo a possibilidade e a maneira que nós vamos interromper o contrato.  Já iniciamos uma conversa com a empresa que opera a merenda em nossa cidade, e ela esta ciente que nós vamos acabar com a terceirização.  Para que isso ocorra eu tenho que saber qual a estrutura que a prefeitura tem hoje. E a partir daí, dotar esse departamento de uma infraestrutura que possa operacionalizar esse processo. Mas é meu compromisso o fim da terceirização, ou seja, a gestão fica com a prefeitura, o que nós vamos avaliar ainda é se a mão de obra fica terceirizada.

JE – O Tribunal de Contas ele prevê que as cidades de nossa microrregião terão um déficit nas contas dos atuais prefeitos. O déficit previsto pelo Tribunal para Mairinque é de 10,2 milhões de reais. Como fazer para equacionar este numerário visto a confiança que a população depositou em sua pessoa?

Binho Merguizo - Bom, aí eu conto com a credibilidade da minha equipe, dos nossos secretários em poder tocar uma boa parte de nosso Programa de Governo já no primeiro ano. Realmente esse valor equivale de 10 a 12% de nosso orçamento, o que necessariamente fará com que os investimentos em obras fiquem mais acanhados nesse primeiro ano, mas eu não tenho dúvidas que com as parcerias, convênios com o governo do Estado e governo Federal é possível a gente reverter parte dessa ansiedade da população, ou seja, se nós não vamos poder usar verba do nosso orçamento que está comprometido com esse rombo, nós vamos ter que fazer muita gestão política, tanto a nível estadual quanto federal para que possamos realizar obras.  Eu tenho certeza que a população vai entender essa dificuldade no primeiro ano, mas a recompensa serão os frutos colhidos antes do que a gente imagina.

JE - Como você vê a questão do trem turístico ligando São Roque a Mairinque?

Binho Merguizo – Nossa administração pública ela não se preparou para este projeto. Talvez eu acho que tenha sido um pouco precipitado este projeto, pois Mairinque não está preparada para receber esse turista. O que nós temos para oferecer hoje a esse visitante é nossa estação, e nem restaurada ela foi.  Então eu vejo com muito cuidado esse projeto do trem turístico.

JE – Nessa semana a Câmara votou o aumento de salário para prefeito, vice e vereadores. A iniciativa foi do vereador eleito, Abner Segura que é do seu partido. Eu queria que você analisasse essa questão?

Binho Merguizo – O nosso vereador habilmente percebeu um erro. Um erro jurídico. Eu acho que o que ele fez foi correto, há um entendimento que a não fixação do subsídio, e aí nós não estamos falando do aumento, só do cumprimento da lei.  O aumento do salário foi uma coisa impulsionada pela condição do Orçamento da Câmara. O que nosso vereador fez não foi pedir aumento e sim corrigir uma falha da Câmara atual, tanto que não há nem um problema, que a juíza expediu o mandado, a comissão tentou cassar essa liminar, mas não conseguiu.

JE – Sua mensagem final.

Binho Merguizo – Primeiramente eu queria agradecer a oportunidade a mim concedida pelo Jornal da Estância.  Queria desejar a população de Mairinque, um feliz natal, próspero ano novo e com certeza a administração Binho Merguizo com todo seu grupo estão empenhados em transformar a cidade mais feliz e mais próspera.

Secretariado de Mairinque:

Governo – Roberto Reinaldo Gemente
Administração e Finanças – José Alcebiades Chagas
Desenvolvimento – Eugenio Carlos Fattori
Saúde – Neuci Rocha de Lara
Segurança – Valdeir Dias Pereira
Educação – José Zunkeller
Jurídico – Marcelo Ergesse
Assistência Social – Claudia Yoshida
Relações Institucionais – Clodoaldo Macedo
Planejamento e Obras – Claudinei Rosa

Postar um comentário

0 Comentários