Trem regional percorrerá Sorocaba-SP em 40 minutos



Expectativa é que a população conte com o benefício em 2017; a cidade será contemplada com duas estações

 Jornal Cruzeiro do Sul

Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

O traçado do trem de passageiros que fará viagens de Sorocaba a São Paulo em tempo estimado de 40 minutos foi apresentado na manhã de ontem para autoridades da região, no auditório do Sorocaba Park Hotel, no Jardim Saira. Os novos trilhos que serão implantados, independentes da atual linha de trens de carga, percorrerão um trecho pelas proximidades da Raposo Tavares (SP-270) de Sorocaba até São Roque e a partir de então seguirão pelas proximidades da rodovia Castello Branco (SP-280). Haverá duas estações para embarque e desembarque em Sorocaba, uma estação em São Roque e a última estação na capital. As definições a partir da conclusão do projeto fundamental desses estudos foram apresentadas pelo presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Manoel Seabra Rodrigues Bandeira e pelo diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro. A expectativa é que o Trem Regional de Sorocaba possa começar a funcionar em 2017.

O novo traçado, com cerca de 95 quilômetros a ser melhor definido com a conclusão de todos os estudos, passará por áreas do município de Sorocaba, Alumínio, Mairinque, São Roque, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo. Em horário de pico estima-se que partirá um trem a cada 15 minutos, com oito trens fazendo simultaneamente esse trajeto. O sistema será construído para suportar um trem saindo a cada três minutos, para quando houver o aumento da demanda no futuro. A tarifa deverá ser inferior ao custo de uma viagem de carro de Sorocaba a São Paulo e competitiva com o valor da passagem de ônibus. Cada trem terá capacidade de 300 a 900 passageiros, todos sentados, e atingirá a velocidade máxima de até 180 km/h em alguns trechos.

Segundo Ribeiro, de Sorocaba o trem vai partir da antiga estação na avenida Afonso Vergueiro. Haverá uma parada na desativada estação no bairro de Brigadeiro Tobias, a ser utilizada pelos passageiros de outras cidades da região de Sorocaba, depois haverá uma nova parada na cidade de São Roque, para atender os moradores dos municípios daquela região, e o desembarque na capital ainda está em definição se ocorrerá na estação da Água Branca, na região da Lapa, Zona Norte, ou na estação Pinheiros, na Zona Sul. 

Como o trem regional de Jundiaí está previsto para chegar na Água Branca, assim como estuda-se para o trem regional de Santos, Ribeiro crê que os estudos deverão também apontar como melhor opção para Sorocaba essa mesma estação. "A Água Branca se transformaria em um complexo relevante onde chegariam os trens regionais e por onde também passam os trens da linha metropolitana, além do metrô. Dali o passageiro pode ir para qualquer destino", disse Ribeiro.

O diretor de planejamento da CPTM ressaltou que esse trem terá que ser confortável, seguro e com regularidade, para prestar um serviço competitivo e atrativo para que as pessoas prefiram deixar os carros em casa. Terão vários itens de acessibilidade e pensa-se até em playground dentro da composição para o entretenimento das crianças. Ainda estão previstos vidros panorâmicos, vagões climatizados e assentos individuais reclináveis com estofados, encosto de cabeça, vídeo, e sinal de internet. Até o momento está previsto o investimento de R$ 4,3 bilhões, mas o projeto básico que começará a ser realizado agora dará mais clareza sobre o investimento necessário.

Após o projeto básico, que inicia agora, ainda haverá o projeto executivo, para que depois seja lançada a concorrência pública. Simultaneamente serão realizados os projetos ambientais para a aprovação da instalação do sistema. A intenção do Governo do Estado é implantar e operar o Trem Regional de Sorocaba por meio de Parceria Pública Privada (PPP). No início deste mês, o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado de São Paulo aprovou a proposta de um consórcio para a realização dos estudos de viabilidade

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