Câmara aprova pedido de intervenção na Santa Casa de Sorocaba, SP


No documento, vereadores solicitam ainda uma auditoria no hospital.

Pedido segue para a prefeitura, que tem prazo de 15 dias para avaliar.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A Câmara de Vereadores de Sorocaba(SP) aprovou em sessão nesta terça-feira (26) o requerimento da Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude, que pede a intervenção da prefeitura no pronto-socorro da Santa Casa.
No documento, os vereadores solicitam ainda uma auditoria no hospital pela quebra de contrato, que prevê 11 médicos no plantão durante o dia e oito no plantão noturno, além de equipes para dar suporte no atendimento. O Pronto Socorro municipal atende 15 mil pacientes por mês e recebe uma verba mensal de quase R$ 1.5 milhões.

Caos no atendimento
O requerimento havia sido protocolado no legislativo na última quarta-feira (20). O pedido segue agora para a prefeitura, que tem 15 dias para dar uma resposta ao Poder Legislativo - prazo que poderá ser prorrogado por mais quinze dias.
A medida foi tomada após as constantes reclamações de pacientes sobre o atendimento na unidade. Com uma câmera escondida, a equipe de reportagem do Tem Notícias entrou no hospital e registrou a superlotação no local. Os corredores lotados de macas com pacientes aguardando internação são uma situação considerada comum, já que os nomes e as condições clínicas de cada um são afixados nas paredes para identificação.
A direção da Santa Casa afirma que a superlotação se dá porque o hospital recebe doentes de toda a região. Atualmente, há 27 leitos de observação, que, eventualmente, são usados também para os pacientes que precisam ficar internados, uma vez que os 75 leitos da internação clínica não dão conta da demanda. Sobre o quadro de médicos, a direção informou que a equipe está completa, mas que o número ainda é insuficiente.
  •  
Santa Casa de Sorocaba participa do repasse desde 2002 (Foto: Reprodução/TV TEM)Prefeitura receberá o pedido e tem 15 dias para dar uma posição ao Legislativo (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários