MP recebe denúncia de "mensalinho" que envolve vice-prefeito


Jornal Cruzeiro do Sul


O Ministério Público (MP) de Boituva recebeu denúncia de um possível "mensalinho" envolvendo o atual vice-prefeito, José Barbosa Júnior (PDT), conhecido como Juninho Barbosa. Protocolada na quinta-feira passada pelo advogado e jornalista Luiz Carlos Paes Vieira, sob o número 9.713, a denúncia trata de um suposto esquema chamado de "Caixa 2 do RH" da Prefeitura de Boituva que ocorreria há pelo menos três anos com desvio do dinheiro público e captação de recursos destinados ao financiamento de campanhas políticas e manutenção do grupo político representado pelo vice-prefeito, que foi vereador na cidade entre 2004 e 2012.

O denunciante recebeu informações e documentos que comprovariam um valor a mais recebido pelo então vereador e funcionário público municipal, José Barbosa Júnior. Registrado como auxiliar administrativo, Juninho Barbosa receberia salário de R$ 880,70, porém em fevereiro de 2009, por exemplo, consta no holerite um valor a mais denominado como diferença salarial, de R$ 1 mil, valor este que se repetiria nos próximos holerites. Isso levantou suspeita de um esquema de "mensalinho", que pode ter ocorrido entre os anos de 2009 e 2011, ou há mais tempo, segundo o advogado. À denúncia foram anexadas cópias dos holerites de Juninho Barbosa, na qual ainda há o relato de que o vice-prefeito teria beneficiado a esposa dele em concurso público para a área social.

Procurado para comentar a respeito, o vice-prefeito preferiu responder por meio da assessoria de comunicação da prefeitura. Segundo ele, a denúncia recebida causou-lhe estranheza, de modo que as classifica como "especulativas e sequelas do último processo eleitoral". Informou que ainda não foi notificado, portanto, não poderia se manifestar sobre o assunto, mas que o fará oportunamente.

Paralelamente a essa investigação do MP, cinco vereadores que compõem uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), instituída na Câmara de Boituva em 4 de março, reuniriam-se ontem para definir os rumos das diligências diante das novas denúncias. De acordo com o vereador Rodrigo Calzzetta Freire (PCdoB), relator da CEI, a comissão foi criada com a finalidade de investigar questões relacionadas a empréstimos consignados feitos pelo Departamento de Recursos Humanos (RH).

A Prefeitura de Boituva informou que foi dela o pedido de criação da CEI, a fim de apurar as operações feitas pelo RH. Uma sindicância inclusive fora aberta pelo governo municipal para apurar supostas irregularidades no Departamento de RH. Segundo o vereador, a sindicância segue a passos lentos e, por enquanto, não houve a apresentação de relatório a respeito da investigação.

Por meio da assessoria de comunicação, o governo municipal afirma que a sindicância foi prorrogada e que o setor está sob intervenção. Afirma, também, que o MP vem sendo informado a respeito do andamento da sindicância; quanto aos relatórios citados pelo vereador, esclareceu que a pedido do MP a sindicância transcorre sob sigilo. Complementa a nota informando que os indícios de irregularidades se referem à gestão anterior.

Compõem a CEI os seguintes vereadores: Ronaldo Barbosa da Silva (PHS), Luís Eustáquio Gianotti (PMDB), Fernando Lopes da Silva (PT), o Professor Fernando, e Valdivino Antonio Marcusso (PRP), o Val Marcusso, que é irmão do prefeito eleito Edson Marcusso (PTB). Por ser irmão do prefeito, segundo Rodrigo Calzzetta, Val Marcusso deverá se afastar da CEI, já que envolve questões relacionadas à prefeitura. A CEI tem prazo de 90 dias para investigar o caso e outros 90 de prorrogação, se for preciso, para então relatar a denúncia ao MP.

Postar um comentário

0 Comentários