Sorocaba tem a 2ª morte por gripe no ano


Mulher tinha 81 anos e apresentava pneumopatia crônica

 Jornal Cruzeiro do Sul
A Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou ontem a segunda mote por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo vírus Influenza A/H1N1, neste ano na cidade. A paciente era do sexo feminino, tinha 81 anos e fazia parte do grupo de risco por ser idosa e apresentar pneumopatia crônica. Ela estava internada em um hospital da rede particular da cidade. Com isso, o número de casos este ano se iguala ao total registrado em 2012, quando também houve duas ocorrências.

A morte ocorreu no dia 22 de maio e a confirmação laboratorial foi emitida pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo na segunda-feira. A primeira morte por gripe neste ano em Sorocaba foi confirmada no dia 8 deste mês, embora o óbito tenha ocorrido no dia 25 de abril. A vítima foi uma mulher de 52 anos. O médico infectologista Fernando José Góes Ruiz defendeu que a vacinação contra a gripe seja estimulada e aplicada aos grupos não contemplados inicialmente na campanha (abaixo, leia mais sobre a ação). "Óbitos sempre preocupam, principalmente no início da epidemia, ainda que sejam poucos", admitiu. A prevenção, conforme Ruiz, tem sido bastante estimulada pelos canais da saúde pública. Isso pode ser observado, inclusive pelo prolongamento da vacinação. Esta, reforça o especialista, é fundamental.

Com a queda na temperatura e início do Inverno, a SES alerta ainda para o aumento do risco das doenças de transmissão respiratória. Para preveni-las, são indicadas as seguintes medidas: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimão, bancos, maçanetas; evitar proteger a tosse e o espirro diretamente com as mãos, utilizando preferencialmente lenço de papel descartável; manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, aglomerações e ambientes coletivos. 

Tamiflu 
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, vai distribuir, a partir de hoje, cerca de meio milhão de doses do antiviral Oseltamivir, que é conhecido como Tamiflu, para os moradores da Capital. A distribuição será destinada aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que outras 300 mil doses já foram entregues ao município nas últimas semanas. As doses podem ser prescritas pelo médico responsável pelo atendimento nas unidades de saúde.
 
Também em nota, a Secretaria divulgou que distribuiu outros 2 milhões de doses do Tamiflu para os municípios paulistas. A quantidade, nas versões adulta e infantil, seria suficiente para prescrever 200 mil tratamentos. A relação das cidades atendidas não foi divulgada. A ação faz parte do combate às síndromes virais graves, que se intensificam nesta época do ano.

De acordo com a Divisão de Doenças Respiratórias da Secretaria da Saúde, a recomendação para a população é que procure o serviço de saúde mais próximo sempre que tiver quadro de febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça.

Postar um comentário

0 Comentários