Casos de homicídio doloso aumentam 4,9% em São Paulo


Folha de São Paulo

Os casos de homicídios dolosos (intencionais) registraram aumento de 4,9% na capital paulista e uma queda de 1,2% no Estado em maio em comparação com o mesmo período do ano passado.


No mês de maio a cidade de São Paulo teve 108 casos de homicídios, cinco a mais que maio de 2012. No Estado todo foram 328 casos, quatro a menos que no mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Conforme a pasta, esse foi o maio com o menor número de assassinatos desde 2001.
O secretário Fernando Grella comemorou os números do Estado. Ele atribuiu a redução ao reforço do policiamento e ao aumento da resolução de casos. Não informou, no entanto, quantos assassinatos foram esclarecidos neste ano pela Polícia Civil.
Editoria de Arte/Folhapress
Para Grella, São Paulo conseguiu reverter a sequência de oito altas e agora apresenta uma tendência de queda. Maio foi o segundo mês consecutivo que São Paulo apresentou redução, conforme as estatísticas do governo.
"Essa tendência de queda indica que estamos nos aproximando novamente da taxa de 10 homicídios dolosos por 100 mil habitantes", afirmou. Hoje, essa taxa é de 11,6.
Para o sociólogo José dos Reis Santos Filho, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade do Estado de São Paulo, ainda é cedo para confirmar essa tendência dita por Grella.
"Podemos comemorar vidas poupadas. Mas uma tendência de queda só se confirma com pelo menos dois anos seguidos de redução.", disse.
Para o sociólogo, uma hipótese para que a capital não tenha tido o mesmo sucesso do Estado é a de que condição socioeconômica do interior passa por momento melhor.
Comparando o acumulado do ano, de janeiro a maio, a cidade e o Estado de São Paulo tiveram alta nos casos de homicídio, de 9,5% e 5,1%.
LATROCÍNIO E BANCO
O latrocínio (roubo seguido de morte) e o roubo a banco foram os únicos crimes que tiveram alta no número de casos no Estado. O primeiro teve aumento de 2,9% em maio (de 35 para 36), o outro, de 83,3% (de 12 para 22).
"Está havendo uma espetacularização dos latrocínios. Parte deles não deveria resultar em morte, porque o roubo já foi cometido. Mas os criminoso parece que 'precisa' matar", disse Santos Filho.
Segundo Grella, a próxima meta do governo é combater o latrocínio reduzindo a quantidade de roubos.
ALCKMIN
Mais cedo, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), antecipou os dados da violência durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, onde anunciou projetos de mobilidade urbana e de assistência a moradia.
No entanto, o governador anunciou apenas a queda do número de homicídios em todo o Estado. "É o número mais baixo em 12 anos, dentre todos os meses de maio", disse Alckmin.
"Tínhamos uma situação no final de 2012 com número de mortes alto. A crise foi aí. Agora estamos em uma tendência de queda, com registro de menos casos", disse o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Viera.

Postar um comentário

0 Comentários