SEM MEDO: LUTAR PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA JÁ, ENTRE OUTRAS REIVINDICAÇÕES JUSTAS

 

SEM POLÍTICAS PARA JOVENS E SEM INICIATIVAS PARA DEMOCRATIZAR A MÍDIA, GOVERNO FEDERAL FOI ALVO DO EFEITO BUMERANGUE

Este efeito foi ampliado por uma tentativa da oposição em desqualificar que o Brasil melhorou nos últimos anos – com o apoio da mídia partidarizada - e pela ação desastrada do prefeito Fernando Haddad que, com uma postura intransigente, fechou as portas para a negociação, ajudando ainda mais a disseminar o movimento.
[Extraído da entrevista concedida pelo sociólogo Emir Sader ao portal Viomundo]

Viomundo
Emir Sader: Governo paga caro por não ter democratizado os meios de comunicação
As mobilizações tiveram potencial de crescimento muito forte, porque pegaram duas fragilidades especiais do governo. A falta de políticas destinadas aos jovens, que dialoguem com eles: cultura, aborto, descriminalização de drogas, internet.  E a ausência de iniciativas para democratizar os meios de comunicação.
Mas tem outro elemento que os opositores do governo estão tentando tornar dominante: desqualificar a ideia de que o Brasil melhorou.
Acho que o governo está pagando um preço caro por não ter democratizado os meios de comunicação. É um bumerangue que está voltando para as mãos do próprio governo.
Até agora, aparentemente, Dilma  iria surfar nas eleições de 2014, e não queria briga nenhuma. Mas a Dilma já começou a perceber que o seu modelo econômico e social está sendo afetado pela desestabilização promovida pela mídia e a sua popularidade também.
Claro que houve, ainda, a intervenção desastrosa do prefeito de São Paulo, que poderia ter cortado isso logo no começo. Ele tem uma responsabilidade grave nessa história toda. Ou seja, ele tinha mesma postura do Alckmin: não negociar e denunciar a violência dos manifestantes.
A violência sempre multiplica os movimentos. Além isso, ele fechou as portas para a negociação, ajudando ainda mais a disseminar o movimento. Ele tem responsabilidade de ter facilitado o alastramento das mobilizações..
Leia a entrevista completa

NÃO É HORA DE MEDO. É HORA DE LUTA
Vamos blocar nosso bloco na rua defendendo reformas que atendam a população - independente de adesão ou não de partidos -  Entre elas:
  • Reforma política
  • Democratização dos meios de comunicação
  • Democracia direta com a implantação já da "transparência ativa"
  • Reconstrução de serviços públicos gratuitos e de qualidade
  • Estado de bem-estar social
  • Luta implacável contra corrupção e que corruptos e também corruptores - cujas sentenças de condenação tenham transitado em julgado - sejam punidos (veja abaixo o pedido de prisão do deputado federal Natan Donadon)
Folha - 22/06/2013
Política não se dará mais dentro dos partidos, mas nas ruas

PROTESTO CONTRA A REDE GLOBO EM SÃO PAULO: ATO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 3 DE JULHO
Rede Brasil Atual
Movimentos de comunicação marcam ato na sede da Rede Globo em São Paulo
A insatisfação popular em relação à mídia foi marcante nas recentes manifestações populares em São Paulo.
Movimentos que defendem a democratização dos meios de comunicação realizaram na noite desta terça-feira, 25/06,  uma plenária no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, para traçar uma estratégia de atuação.
Na plenária, o professor de gestão de políticas públicas da Universidade de São Paulo, Pablo Ortellado, avaliou que os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, a revista Veja e a própria Globo, por meio de editoriais, incentivaram o uso da violência para reprimir os manifestantes. Mas em seguida passaram a colaborar para dispersar a pauta de reivindicações que originaram a onda de protestos, ao incentivar a adoção de bandeiras exteriores à proposta do MPL – até então restrita à revogação do aumento das tarifas de ônibus, trens e metrô de R$ 3 para R$ 3,20.
Os movimentos sociais, no entanto, ainda buscam uma agenda de pautas concretas para atender a diversas demandas, que incluem a democratização das concessões públicas de rádio e TV, liberdade de expressão e acesso irrestrito à internet

APORTES DE CAPITAIS DE LONGO PRAZO MOSTRAM CONFIANÇA DE INVESTIDORES ESTRANGEIROS NA ECONOMIA BRASILEIRA
BBC
Investimento estrangeiro cai, mas Brasil passa a ser 4º em ranking da ONU
O Brasil subiu uma posição, de quinto para quarto lugar, no ranking de países que mais receberam investimentos estrangeiros diretos (IED) em 2012, revelou nesta quarta-feira um estudo da Unctad, a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento.
Os investimentos estrangeiros diretos são aportes de capital vindos do exterior aplicados na produção de um país, na criação de empresas, em fusões e aquisições ou empréstimos entre matrizes e filiais.
Esse dinheiro é geralmente investido a longo prazo no país, diferentemente dos recursos destinados aos mercados financeiros.
Pela primeira vez, os emergentes receberam mais investimentos estrangeiros diretos do que as economias rica

Escevinhador
Boaventura: a grande oportunidade

RESPOSTAS AOS ECOS DAS RUAS

PROJETOS DE INTERESSE DA POPULAÇÃO ENTRAM NA PAUTA DO CONGRESSO NACIONAL E DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO  DIANTE DAS REIVINDICAÇÕES DOS MANIFESTANTES.
[Fatos semelhantes ocorrem também em outros Estados e demais cidades brasileiras]

Na terça-feira, ao anunciar pactos em áreas como saúde, educação, reforma política e responsabilidade fiscal, em resposta aos apelos dos manifestantes, a presidente Dilma Rousseff defendeu como "iniciativa fundamental" que a corrupção passe a ser considerada crime hediondo.

Reuters
Protestos continuam e Congresso corre para votar projetos
BRASÍLIA, 26 Jun (Reuters) - O Congresso Nacional correu nos últimos dias para analisar e colocar em votação projetos que fazem parte da pauta de reivindicações dos manifestantes que tomaram as ruas do país nos últimos dias, mas o esforço não está sendo suficiente para parar os protestos.
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira um projeto que qualifica a corrupção e outros delitos contra a gestão pública como crime hediondo, e a Câmara dos Deputados rejeitou na véspera a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37 que limitava os poderes de investigação do Ministério Público, duas das reivindicações dos manifestantes.
A Câmara dos Deputados também aprovou na madrugada desta quarta-feira projeto de lei que destina 75 por cento dos recursos dos royalties do petróleo à educação e 25 por cento à saúde.
Mesmo com as aprovações dos projetos, os manifestantes voltaram às ruas de Brasília nesta quarta-feira, mas em número bem menor do que as 30 mil que ocuparam os gramados do Congresso na semana passada

REFORMA POLÍTICA SÓ ENTROU NESTE MOMENTO NA PAUTA DO CONGRESSO – CONSTITUÍDO POR PARCELA DE PARLAMENTARES FISIOLÓGICOS -  POR PRESSÃO DA POPULAÇÃO
Estadão
Reforma política, 'prioridade' há 19 anos
Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva defenderam convocação de Constituintes para vencer resistências do Congresso.
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) trabalhou por quase dois anos em um relatório sobre o assunto, sem obter respaldo algum para votá-lo. No final de 2012, Dilma orientou o PT e os demais partidos da base aliada a tentar aprovar a proposta, sem sucesso.
Em abril deste ano, Fontana tentou novamente levar a reforma ao plenário mesmo sabendo que ela seria derrotada. Nem isso conseguiu. "Por acordo, não votaremos nem em dez gerações", desabafou

CORRUPÇÃO E OUTROS DELITOS CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SERÃO TIPIFICADOS CONTRO CRIME HEDIONDO
Reuters
Senado aprova projeto que classifica corrupção como crime hediondo
BRASÍLIA, 26 Jun (Reuters) - O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que qualifica a corrupção e outros delitos contra a administração pública como crime hediondo, em resposta a uma das demandas da onda de manifestações que tomou o país nas últimas semanas.
A matéria, aprovada na esteira de protestos que reivindicavam, entre outros temas, o combate à corrupção, ainda precisa ser votada pela Câmara. Se os deputados alterarem o texto, o projeto terá de passar novamente pelo Senado para então ser encaminhado à sanção presidencial.
Mais notícias sobre o Brasil do Portal Reuters:

DECRETADA PRISÃO DE DEPUTADO FEDERAL CUJA SENTENÇA DE CONDENAÇÃO TRANSITOU EM JULGADO
Bom Dia, Brasil - 27/06/2013
Vídeo e texto: STF decreta prisão de Natan Donadon por peculato e formação de quadrilha
A assessoria do deputado disse que ele está em Brasília, em local não revelado. Donadon foi condenado a 13 anos de prisão

O QUE É O "TRÂNSITO EM JULGADO" ?
Trânsito em julgado é uma expressão usada para uma decisão (sentença ou acórdão) judicial da qual não se pode mais recorrer, seja porque já passou por todos os recursos possíveis, seja porque o prazo para recorrer terminou ou por acordo homologado por sentença entre as partes. Daí em diante a obrigação se torna irrecorrível e certa

CPI DOS TRANSPORTES EM SÃO PAULO PARA APURAR AÇÃO DE MÁFIA QUE ATUA NA CIDADE
Folha
PT fecha acordo e agora quer controlar CPI do transporte
Dois dias após o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmar que "CPI é para achacar empresário", a Câmara fechou ontem acordo para abrir comissão para investigar contratos de concessão de ônibus e vans em São Paulo. O plenário estava lotado de manifestantes.
A proposta foi apresentada pelo próprio PT, partido de Tatto e do prefeito Haddad.

MEGAEVENTOS E MEGA LICITAÇÕES SOB QUESTIONAMENTOS DA POPULAÇÃO

OBRAS DA COPA
Reuters
Protestos no Brasil levantam questionamentos sobre megaeventos – Análise feita por  Brian Homewood
BERNA, 26 Jun (Reuters) - A irritação de parte dos brasileiros com o custo da realização da Copa do Mundo pode abalar a tese de que os países anfitriões se beneficiam dos megaeventos esportivos, que se tornaram grandes demais para a maioria dos países.
A ideia da Uefa de separar a Eurocopa-2020 em mini torneios realizados por 13 países poderia ser uma alternativa para futuros grandes eventos, segundo analistas.
A atual edição da Copa das Confederações - evento preparatório para a Copa do Mundo de 2014 - está sendo realizada no Brasil enquanto o país é tomado por uma onda de protestos. Embora os manifestantes tenham várias reivindicações, uma das principais queixas tem sido o contraste entre os reluzentes novos estádios e a precariedade dos serviços públicos

CANCELAMENTO DA MEGA LICITAÇÃO DE ÔNIBUS EM SP
Folha
Haddad afirma que atendeu 'clamor por transparência' – Entrevista com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad
O prefeito Fernando Haddad (PT) disse à Folha que cancelou a licitação de ônibus, de R$ 46 bilhões, por causa do "clamor da sociedade por transparência"

LUÍS ROBERTO BARROSO, MINISTRO DO SUPREMO, AFIRMA QUE  INSTITUIÇÕES DEVEM LEVAR EM CONTA AS RUAS 
CA
Barroso ouve o Zé Mane do Gilmar
“Eu acho que as instituições têm o dever de levar em conta a voz das ruas e procurar atender as demandas sociais”, afirmou o novo ministro da Corte, após a cerimônia de posse. Para ele, a sociedade quer a reforma política. 
“Há demanda social pelo fim da corrupção e, portanto, as instituições têm que estar atentas a isso e ser capazes de dar respostas adequadas à população”, enfatizou

TEXTO PARA REFLEXÃO: "TAMBÉM ESTIVE NA PAULISTA"
Blog Economia & Política
Ontem estive na Paulista, uma reflexão - por Evaristo Almeida
Está na hora de se construir meios para o avanço da participação popular mais ativa, inclusive os mais jovens, nos destinos do Brasil.
O Brasil hoje é um país que cresce em todos os sentidos melhorando a vida de todos. 
Esse texto é de um “velho” militante de esquerda, petista e que se orgulha muito de participar da política e do que ela melhorou a vida do nosso povo e que espero contribua para o debate que deve ser feito após todos esses eventos no nosso país


Postar um comentário

0 Comentários