Adolescentes são suspeitas de matar universitária em Jataí (GO)


folha de são paulo

Duas adolescentes, uma de 17 e outra de 16 anos, são suspeitas de planejar e matar a ex-namorada de uma delas, a universitária Bianca Mantelli Pazinatto, 18.
Bianca era estudante do terceiro período do curso de biomedicina da UFG (Universidade Federal de Goiás), onde ingressou em 2012.
Reprodução
Foto da universitária Bianca Pazinatto, 18, morta em GO; polícia apreendeu duas adolescentes suspeitas do crime
Foto da universitária Bianca Pazinatto, 18, morta em GO; polícia apreendeu duas adolescentes suspeitas do crime
O assassinato, de acordo com o delegado André Fernandes de Almeida, teve motivação passional. A jovem de 17 anos e a vítima haviam namorado durante quatro meses e romperam. Sem conseguir voltar com Bianca, a ex-namorada resolveu se juntar com a amiga, de 16 anos, para matá-la.
O crime foi cometido na casa da jovem de 17 anos. Foi embaixo da cama dela que a polícia encontrou ontem, às 19h, o corpo de Bianca.
Ela havia saído de casa por volta das 9h40 e disse que ia encontrar uma amiga. Como demorou para retornar e não atendia mais o telefone celular, sua família procurou a polícia.
Uma testemunha e o rastreamento do sinal do telefone celular de Bianca fizeram com que a polícia chegasse à casa da jovem de 17 anos.
A universitária estava enrolada em sacos plásticos e tinha perfurações de faca. Uma delas chamou a atenção por ser grande e no pescoço.
"Fiquei impressionado com a frieza dessa menina de 17 anos. Ela não demonstrou nenhum sentimento ao detalhar o crime. No quarto onde tudo aconteceu encontramos uma cena de terror", disse o delegado Almeida.
A outra jovem apreendida é de uma família conhecida em Jataí. "Ela chorou muito ao confessar como ajudou no crime", disse o delegado.
Há dois anos, a cidade de Jataí, que tem cerca de 100 mil habitantes, fez uma campanha para ajudar a salvar a vida da jovem de 16 anos. Ela sofria com leucemia e os moradores ajudaram sua família a conseguir dinheiro para o tratamento, que foi bem sucedido.
Horas depois do sumiço de Bianca, uma ligação anônima para a polícia apontava a participação da jovem de 16 anos no crime e dizia que ela havia sido vista usando uma calça jeans supostamente suja de sangue.
Ao ser pressionada pelos policiais, que diziam fazer um exame com o reagente químico luminol para constatar a presença de sangue em sua calça --o que não ocorreu--, a jovem confessou ter ajudado na morte de Bianca, segundo a polícia.
Divulgação/Polícia Civil
Caderno de anotações apreendido após a apreensão de duas adolescentes suspeitas de matar uma universitária em Jataí, em GO
Caderno de anotações apreendido após a apreensão de duas adolescentes suspeitas de matar uma universitária em Jataí, em GO
CRIME PREMEDITADO
O delegado Almeida apreendeu uma carta de amor escrita pela jovem de 17 anos para Bianca e também um caderno com detalhes do que seria usado no crime.
"As duas meninas apreendidas começaram a planejar tudo há uma semana. Elas armaram uma arapuca para a Bianca, que não quis reatar o namoro e foi morta", disse.
A faca que, segundo a polícia, foi usada para matar Bianca foi apreendida dentro de uma bolsa, no quarto da adolescente de 17 anos. A polícia suspeita que essa jovem era usuária de drogas.
Para o delegado, as duas adolescentes pretendiam levar o corpo de Bianca para um lugar despovoado e queimá-lo.
No caderno apreendido no quarto da jovem de 17 anos, os policiais encontraram anotações que diziam: "Depois da ação, tirar a luva, colocar no saco, pegar o celular. Tudo o que for e colocar no saco. Ir para Estrela Dalva [bairro de Jataí] e queimar" e "carregamos a infeliz até o local e queimamos." Havia também uma lista de objetos e materiais para serem usados no crime: "Barra de ferro, luvas, fita, faca".
Segundo a polícia, elas ainda não tinham advogados até a tarde desta terça-feira (30).
NOTA DE PESAR
Nesta terça-feira (30), a UFG publicou em seu site uma nota de pesar pela morte de Bianca.
"A direção do campus Jataí da UFG, em nome de toda a comunidade acadêmica, vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento da acadêmica Bianca Mantelli Pazinatto".
De acordo com a UFG, Bianca "demonstrou excelente desempenho acadêmico já no processo seletivo, onde foi classificada entre as primeiras colocações".(ANDRÉ CARAMANTE)

Postar um comentário

0 Comentários