Morte de paciente do Hospital Vera Cruz deve ser investigada pela polícia

Hospital de Sorocaba (SP) informa que falecimento foi no domingo (28).

Família diz que corpo foi encontrado em estado de decomposição.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
A morte de um paciente do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, em Sorocaba(SP), deve ser investigada pela polícia. A família, que foi notificada sobre a morte do paciente no domingo (28),  quer mais explicações. Isso porque, segundo eles, o hospital informou que a morte foi no domingo, mas corpo do homem de 65 anos, internado há 30 anos no hospital, estava em estado de decomposição.
Uma das causas da morte de Sebastião Augusto, segundo o atestado de óbito, foi hipertensão arterial. Parentes dizem que nunca foram informados dessa complicação pelos médicos do hospital. Por isso, a família desconfia que a causa da morte tenha sido outra e que o paciente não tenha morrido no horário informado pelos médicos, às 15h.
A família foi avisada sobre a morte do paciente às 18h. Logo em seguida, a irmã da vítima foi reconhecer o corpo e percebeu que algo estava estranho. De acordo com o filho de Sebastião, César Augusto, a tia notou que o corpo estava em estado de decomposição. Ele ainda conta que pediu para ver o corpo do pai, mas os enfermeiros do hospital teriam proibido.

Por causa do mal entendido, a família de Sebastião decidiu levar o caso à polícia. O filho do paciente fez um boletim de ocorrência, porque quer descobrir o que de fato aconteceu com o seu pai dentro do hospital, que teve o caixão lacrado e não teve velório por causa do estado avançado de decomposição do corpo.
"Nos pedimos para ver, mas a enfermeira disse que a gente não podia ver, porque o corpo está muito feio e a gente ia ficar com aquele imagem para sempre na cabeça", conta o filho do paciente do hospital psiquiátrico.
Por meio de nota, a Prefeitura de Sorocaba, responsável pelo Hospital Vera Cruz, confirmou que o paciente era hipertenso. A família teria sido comunicada logo depois da morte, que teve como causa um AVC hemorrágico. A nota informa ainda que o corpo não estava em decomposição e que não havia nenhuma orientação para o caixão ter sido lacrado.
Hospital sob investigação
No início de julho, um paciente de 59 anos morreu após ser espancado por outro internodentro do Hospital Vera Cruz. A Secretaria de Saúde instaurou um procedimento administrativo para apurar o caso e informou que o agressor teve um surto psicótico e que é acompanhado pela equipe médica.
Desde o início do ano, o hospital está sob investigação. A polícia investiga diversas denúncias, entre elas, o de maus tratos com pacientes. Por isso, a Prefeitura de Sorocaba administra a instituição por determinação da Justiça. Atualmente, o hospital possui 405 pacientes.
Família acredita que paciente, que estava internado há 30 anos no Hospital Vera Cruz, não tenha morrido neste domingo (28) (Foto: Reprodução/TV TEM)Família acredita que paciente não tenha morrido na data informada pelo hospital (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários