Policiais suspeitos de ligação com o tráfico se entregam em SP

Folha de São Paulo

Três policiais civis suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas se entregaram à Corregedoria na manhã desta terça-feira. Eles eram os únicos que ainda permaneciam foragidos após a operação ocorrida no último dia 15 e que prendeu outros dez policiais.
Daniel Dreyer Bazzan, 35, Leonel Rodrigues Santos, 42, e Silvio Cesar de Carvalho Videira, 44, se apresentaram com seus advogados por volta das 6h na sede da Corregedoria. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública, Videira e Santos atuavam no 90ª DP (Parque Novo Mundo) e Bazzan no 73ª DP (Jaçanã).

Os três eram considerados foragidos desde o último dia 15, quando foi desencadeada uma operação para prender policiais suspeitos de extorsão a traficantes de Campinas (a 93 km de São Paulo), ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
A operação resultou de investigação iniciada em outubro de 2012 contra Wanderson Nilton Paula Lima, conhecido como Andinho, traficante da região de Campinas preso desde 2002. Segundo as investigações, Andinho ainda comanda o tráfico na região.
Escutas telefônicas realizadas durante as apurações levaram à identificação dos policiais, segundo o Ministério Público. Eles são suspeitos dos crimes de formação de quadrilha, extorsão, extorsão mediante sequestro e corrupção. Seis policiais do Denarc (departamento de narcóticos) foram reconhecidos por cinco supostos traficantes.
Ontem (29), cerca de 200 delegados fizeram uma passeata pelo centro de São Paulo em protesto contra a prisão de policiais. O ato também marcou o posicionamento contrário da categoria ao poder de investigação criminal do Ministério Público. Eles argumentam que os promotores não são fiscalizados por órgão externo, o que dá margem a excessos.

Postar um comentário

0 Comentários