Prédios para desabrigados do Jd. Pantanal são invadidos

Ana Flávia Oliveira

do Agora
Os 940 apartamentos do conjunto habitacional Caraguatatuba, na Cohab José Bonifácio, em Itaquera (zona leste), destinados a desabrigados das enchentes na região do Jardim Pantanal em 2009, na mesma região, foram invadidos na quarta-feira passada.
Os imóveis, com dois quartos e 482 cada, estavam prontos e seriam entregues em agosto.
Cerca de mil famílias ocuparam os apartamentos do empreendimento, que faz parte do Minha Casa, Minha Vida, financiado pela Caixa Econômica.
Os imóveis já tinham água, mas foi preciso fazer 'gatos' para a energia elétrica.
"Queremos negociar com a prefeitura, queremos pagar a mensalidade do apartamento. Ocupamos porque isso estava vazio e não temos lugar para morar", disse o mecânico João Carlos Coelho Gomes, 43 anos, representante das famílias.
Ele diz que os invasores não são representados por nenhuma associação e que a ocupação foi expontânea.
"Um foi falando para o outro", disse Gomes. Ontem, eles já haviam trocado as fechaduras do portão principal.
Segundo ele, outras 350 famílias esperam por um apartamento, caso haja desistência.
Na portaria do conjunto, um aviso afirma que há 300 pessoas na fila. E em cada prédio, há o aviso: "Lotado".
Resposta
A Caixa Econômica Federal, responsável pelo empreendimento, afirma que vai à Justiça pedir a reintegração de posse para retirar as famílias do conjunto.
O banco informou ainda que as obras começaram em 2010 e que o condomínio deveria ter sido entregue em maio deste ano, mas "por questões de infraestrutura houve um atraso de cinco meses no prazo original".
A Secretaria Municipal da Habitação afirma que o sorteio dos apartamentos ocorreria em agosto. A prefeitura diz ainda que tenta uma "negociação amigável" com os invasores.
O processo inclui o cadastramento em programas habitacionais, mas não há prazos para que as famílias consigam um imóvel.

Postar um comentário

0 Comentários