Roubos de veículos têm alta de 95% em dois anos


No comparativo de janeiro a agosto foram 276 em 2012 e 538 neste ano


Míriam Bonora
miriam.bonora@jcruzeiro.com.br

Os registros de roubo de veículos (com uso de violência ou grave ameaça) em Sorocaba de janeiro a agosto deste ano foram 95% maiores do que no mesmo período de 2011, com 538 ocorrências desse tipo em 2013 e 276 há dois anos. Em relação a 2012, quando foram 351 crimes, o aumento foi de 53%. Na região de Sorocaba, abrangendo 79 municípios, os registros passaram de 753 em 2011 para 753 em 2012 e chegaram a 1.044 este ano, somando 55% de aumento nos últimos dois anos. Os dados são das estatísticas divulgadas mensalmente pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. 

Os furtos de veículos em Sorocaba também subiram: foram 1.357 em 2011 contra 1.687 em 2012 e 1.814 em 2013, também de janeiro a agosto, com alta de 34% nos últimos dois anos e de 7,5% comparando este ano com 2012. Na região esse índice também aumentou: pulou de 2.692 em 2011 para 3.600 este ano, aumento de 34%.

O capitão Vanclei Franci, chefe da seção de assuntos civis do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), elenca diversos fatores que contribuíram para o aumento de roubos e furtos de veículos. "O primeiro ponto é o crescimento da cidade, que tem sua economia cada vez mais desenvolvida, com a chegada de condomínios e do comércio. A população de Sorocaba aumentou, assim como a quantidade de veículos, e isso tudo também implica em um aumento da criminalidade". 

Franci aponta também a questão da impunidade como um fator que dificulta a queda dos índices. "Nós atuamos e prendemos muitos infratores, mas nossas leis têm beneficiado os criminosos, que depois de poucos meses retornam à liberdade e também a atuar praticando os mesmos crimes", acrescenta. O capitão comenta que é necessário, ainda, implementar ações para evitar com que jovens entrem para o crime. "Não basta apenas a atuação da polícia. Nossos governos precisam criar políticas públicas para absorver essa juventude com ações positivas".

O delegado assistente da Seccional da Polícia Civil em Sorocaba, Fábio Laíno Cafisso, comenta que para os roubos, geralmente os infratores estão em duplas usando motocicletas pequenas, de 125 cilindradas, muitas vezes com placas dobradas. "Nós temos feito investigações com base nessas características também. Outra questão são os leilões de motos, feitos nos pátios de recolha de veículos, em que até adolescentes têm adquirido veículos usados depois para praticar delitos", diz.

Quanto às ações de patrulhamento, o capitão da PM afirma que os índices criminais são mapeados constantemente para direcionar o policiamento. Além disso, ele afirma que há operações constantes para tentar coibir roubos e furtos. "Nós abordamos pessoas em atitude suspeita, que podem vir a praticar crimes. Consultamos no sistema on-line se o veículo é roubado e averiguamos se há porte de arma de fogo".
 
Desmanches 
Um projeto de lei do governo estadual em tramitação na Assembleia Legislativa propõe a imposição de regras para o comércio de autopeças de veículos apreendidos ou sinistrados, tornando ilegais os conhecidos desmanches de carros e motos. Se a norma for aprovada, o governo do estado prevê que a receptação torne-se mais difícil e, consequentemente, haja a redução de roubos e furtos de veículos. 

Sobre a proposta, o delegado acredita que vá contribuir para a queda dos índices desses delitos. "O impedimento desses desmanches deve minimizar realmente essas ocorrências. É como a droga. Se não existisse usuário, não existiria o traficante". O capitão da PM concorda. "Não temos como afirmar, mas acreditamos que esses veículos roubados ou furtados normalmente são desmanchados. Então essa nova lei deve ajudar na fiscalização desses locais, a ter um controle mais rígido."

Dicas de prevenção
- Em situação de roubo, a orientação é nunca reagir, não fazer movimentos bruscos e não olhar para o rosto do criminoso. Porém, algumas medidas de prevenção podem ajudar a inibir a ação dos bandidos
- Instale dispositivos de segurança, como alarmes
- Prefira parar o carro em estacionamentos
- Evite locais mal iluminados ou muito ermos
- Deixar o veículo pernoitar em frente à residência não é seguro. Guarde-o na garagem
- Ao chegar na residência ou no trabalho, principalmente à noite, verifique antes se há alguém suspeito ao redor, como veículo parado com pessoas dentro, motos ou transeuntes em atitude suspeita
- Ao verificar uma situação suspeita, ligue para a polícia pelo 190

Fontes: Capitão Vanclei Franci, chefe da seção de assuntos civis do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior, e delegado assistente da Seccional da Polícia Civil em Sorocaba, Fábio Laíno Cafisso.

Postar um comentário

0 Comentários