Europeus vão aos EUA para pedir explicações sobre espionagem

Parlamentares da UE e da Alemanha tentam restabelecer a confiança no governo norte-americano


Cláudia Trevisan, correspondente em Washington - O Estado de S. Paulo
WASHINGTON - Delegações da União Europeia (UE) e, separadamente, da Alemanha reuniram-se em Washington nesta quarta-feira, 30, com representantes do governo norte-americano para discutir a atuação da inteligência dos Estados Unidos e tentar restabelecer a confiança abalada pelas revelações de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) monitorou milhões de comunicações de europeus e grampeou o telefone da chanceler alemã, Angela Merkel.
"Queremos saber a verdade sobre isso", declarou Claude Moraes, chefe da delegação de nove parlamentares europeus. "Essa é uma questão de confiança extremamente importante entre a UE e os EUA", ressaltou.
Na terça-feira, 29, o chefe da NSA, Keith Alexander, afirmou que as reportagens sobre a espionagem de cidadãos europeus são "completamente falsas" e seus autores "não entenderam" os dados a que tiveram acesso. Segundo ele, as informações foram coletadas por agências de inteligência europeias e repassadas aos norte-americanos.
As reuniões com os europeus foram agendadas após conversa telefônica entre Barack Obama e Merkel, na semana passada, quando a líder alemã pediu explicações sobre revelações de que os EUA grampearam seu telefone.
A origem das informações são documentos obtidos pelo ex-agente da NSA Edward Snowden.

Postar um comentário

0 Comentários