CPI ouve empresários e secretários municipais


Sabrina Souza

sabrina.souza@jcruzeiro.com.br
programa de estágio

A Comissão Parlamentar de Inquérito criada no último dia 18 para averiguar possíveis problemas contratuais envolvendo as empresas responsáveis pelos serviços de coleta, transporte e destinação do lixo residencial e comercial de Sorocaba, ouve hoje seis pessoas na primeira rodada de oitivas. Foram convocados os secretários municipais de Administração, Roberto Juliano; de Meio Ambiente, Jussara Carvalho; de Negócios Jurídicos, Anésio Lima; e de Serviços Públicos, Clébson Ribeiro, além dos diretores das empresas Gomes Lourenço, Carlos Lourenço, e Proactiva de Iperó, Régis Hahn. Além dos depoimentos, a investigação será feita com base em cópias de ambos os contratos, que foram solicitadas pelos vereadores à Prefeitura. 

Ainda não há previsão de quantas oitivas serão necessárias, nem quantas pessoas serão ouvidas pela CPI do Lixo, já que o andamento das investigações depende, inicialmente, desses primeiros depoimentos. A CPI, no entanto, deve se estender até o ano que vem, pois o Legislativo entra em recesso no próximo dia 12. De acordo com informações obtidas através da assessoria de imprensa do vereador José Crespo (DEM), que preside os trabalhos, o relatório final não será entregue antes do primeiro semestre de 2014. A comissão tem 90 dias para ser concluída, prazo prorrogável por mais 90 dias, conforme previsto pelo regimento interno da Câmara Municipal de Sorocaba. As informações obtidas hoje serão confrontadas com as verificadas nos documentos requeridos por meio de ofício à Prefeitura. 

Na sessão de hoje, que acontece às 14h, no plenário da Câmara, as testemunhas serão questionadas sobre supostas irregularidades cometidas na administração dos serviços relativos ao lixo na cidade nos últimos cinco anos. A CPI do Lixo foi criada após anúncio do secretário municipal de Governo e Segurança Comunitária (SEG), João Leandro da Costa Filho, de que a Prefeitura iria romper o contrato com a Gomes Lourenço pelo não cumprimento das obrigações contratuais de depósito final dos resíduos sólidos coletados na cidade. Esta é a quinta CPI instalada pela Câmara em 2013 e é composta, além de José Crespo, pelo relator Carlos Leite (PT), Francisco França (PT), Irineu Toledo (PRB), Izídio de Brito (PT), Marinho Marte (PPS) e Tonão Silvano (SDD). (Supervisão: Admir Machado)

Postar um comentário

0 Comentários