Sorocaba:Ruas centrais ficam sem a iluminação de Natal este ano

Prefeitura foi questionada, mas não se posicionou sobre o cancelamento



Míriam Bonora 
miriam.bonora@jcruzeiro.com.br
 


As ruas do centro de Sorocaba, além de outros espaços públicos, não devem receber a tradicional iluminação decorativa este ano. Até agora, a Prefeitura, que nos anos anteriores custeava os enfeites, abriu processo de contratação por meio de pregão apenas para a decoração da praça Coronel Fernando Prestes, que receberá a programação cultural do projeto Natal na Praça (veja detalhes na matéria ao lado). A Prefeitura foi questionada no dia 19, mas até o fechamento desta edição não encaminhou resposta sobre o motivo de não realizar a iluminação. Segundo o presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Nilton da Silva César, a entidade não foi procurada pelo governo municipal para negociar alguma nova parceria em relação à iluminação das ruas, apenas será mantido o apoio nas ações do Natal na Praça, como em anos anteriores. 

Nos últimos anos, recebiam decoração natalina da Prefeitura os bulevares Dr. Braguinha e Barão do Rio Branco e as ruas Dr. Álvaro Soares, Cel. Benedito Pires, XV de Novembro, São Bento, Monsenhor João Soares e avenida Dom Aguirre (ponte metálica). Também eram decoradas as praças da área central, o Paço Municipal, Usina Cultural, Estação Ferroviária, entre outros espaços. Os custos com essa iluminação, segundo últimos números divulgados, eram de R$ 156 mil (valor do contrato de 2011), chegando a até R$ 170 mil em 2010 e 2009. 

Para o presidente da Associação do Centro de Sorocaba (Aceso) e lojista, Hudson Pessini, a iluminação era uma forma de valorizar a região central da cidade e uma tradição cultural. "O comércio arrecada impostos para a administração municipal, gera empregos, então a decoração era até uma forma de retorno à população e aos lojistas. Tantos municípios menores na região iluminam, enfeitam a cidade, e Sorocaba com um orçamento tão grande não ter é triste", opina. 

Pessini comenta que, só no final do ano, o comércio do Centro gera em torno de 60% dos 2.500 empregos temporários, fora os demais postos de trabalho durante o ano. A decoração natalina era, segundo ele, um atrativo a mais, principalmente, durante o funcionamento noturno do comércio, no período que antecede o Natal. Pessini lembra que, geralmente, os comerciantes eram chamados pela Prefeitura para conversar sobre a programação de Natal em agosto, o que não ocorreu este ano. Em setembro, a Aceso enviou um ofício e também pediu ajuda a um vereador para questionar a administração municipal sobre o assunto. "Veio uma resposta falando do que ia ter, da programação do Natal na Praça, mas não responderam sobre o por quê não iriam fazer a iluminação das ruas e demais pontos". 

Lamentos 

Um dos únicos trechos do Centro que deve contar com iluminação natalina é a rua da Penha, próximo à rua Monsenhor João Soares. Em anos anteriores não havia decoração feita pela Prefeitura, então os próprios comerciantes providenciaram algumas luzes mais simples. Segundo o proprietário de uma loja de roupas masculinas Maurício Alves, o mesmo ocorrerá este ano. "É uma pena nas outras ruas não ter mais, pois a cidade fica mais bonita. O povo quer ver os lugares alegres no Natal", enfatiza. 

Dono de duas lojas de bolsas na região central, Dionísio Sane Fugi acredita que a programação de Natal na praça Cel. Fernando Prestes ajudará a atrair a população, mas lamenta que não haja mais decoração nas ruas. "Era o que dava aquele clima de Natal", diz. 

Para a dona de casa Maria Tomanik, 66, a economia não vale a pena. "Não deveria economizar nisso. O povo merece um lugar alegre no Natal. Tem que ter o clima natalino na cidade", afirma. Anete Aparecida Santos Gomes, 46, concorda. "Não tem que economizar, afinal é só uma vez por ano. Vai fazer falta", analisa.

Postar um comentário

0 Comentários