90 mil imóveis ficam sem energia elétrica


Caíram 70 árvores e até o fechamento desta edição não havia informações de feridos e desabrigados


Wilson Gonçalves Júnior
wilson.junior@jcruzeiro.com.br


O vendaval que atingiu picos de 87 quilômetros por hora deixou 90 mil imóveis sem energia elétrica durante toda a tarde de ontem em Sorocaba e Votorantim. Catorze casas foram destelhadas em Sorocaba e duas delas, no bairro Júlio de Mesquita Filho, acabaram interditadas parcialmente por engenheiros da Prefeitura de Sorocaba. O município ainda registrou 70 quedas de árvores e até o fechamento desta edição não havia informações de feridos e desabrigados.

A própria Defesa Civil de Sorocaba ficou sem energia elétrica e telefone até as 17h, e as equipes precisaram sair à rua para analisar de perto os estragos do vento ocorridos no município. O jornal Cruzeiro do Sul recebeu ligações de falta de energia elétrica nos bairros Trujillo, Barcelona, Wanel Ville, Jardim Pacaembu, Nova Esperança, Sol Nascente, Vergueiro, Califórnia, Jardim Ipê, Jardim Saira, Centro e Éden. A CPFL Piratininga informou, via nota de assessoria de imprensa, que o temporal, acompanhado de forte vendaval, que atingiu a região de Sorocaba, causou quedas de galhos e de árvores, além de lançar vários materiais na rede elétrica, provocando interrupção no fornecimento de energia. 

A informação da velocidade do vento foi passada pelo agente da Defesa Civil de Sorocaba, Augusto César Pires. No caso do Júlio de Mesquita Filho, engenheiros e técnicos da prefeitura foram até o local e interditaram o pavimento superior das residências, já que as telhas e parte do forro de gesso foram arrancados devido à força do vento. Os moradores continuaram no local no pavimento inferior. A Prefeitura de Sorocaba informou, em nota, que para minimizar os problemas causados serão distribuídos lonas e colchões às pessoas que tiveram prejuízo com a tempestade. Uma assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) acompanha os trabalhos para atendimento das famílias.

Muitos usuários ligaram no jornal Cruzeiro do Sul para reclamar da linha 0800 da CPFL, já que não conseguiam entrar em contato com a companhia para saber se havia alguma informação de retorno da energia elétrica.

A moradora Hilda Toledo informou que a energia elétrica no Jardim Pacaembu acabou na hora do vendaval. Segundo ela, no bairro choveu até granizo e o vendaval foi muito forte. Ela foi uma que não conseguiu contato com a CPFL. "Foi muito forte."

Morador do Jardim Ipê, João Carlos Bello, também estava sem energia e criticou a CPFL por não conseguir obter nenhuma informação. "É um absurdo, não conseguimos falar no 0800 e agora vamos tentar por e-mail. Isso é um desserviço."

Já Vera Almeida estava preocupada com a mãe, de 83 anos, que sofre de Alzheimer e possui em casa uma cama hospitalar que funciona com energia elétrica. Os pais dela moram no Jardim Saira e o pai, de 87 anos, estava preocupado, já que não obteve da CPFL nenhuma resposta do retorno da energia. "A cama está muito inclinada, e sem energia não dá pra fazer nada. A cama está alta também e não conseguimos levá-la ao banheiro."

O morador do Éden, Reinaldo Borges, também não conseguia informação da CPFL e estava preocupado em ficar vários dias sem energia. A moradora do bairro Vergueiro, Sandra Maria Carneiro, também estava indignada com a falta de atendimento na CPFL. Ela disse que uma parte do bairro está sem energia desde as 16h e não consegue falar com a companhia. "Vários prédios sem energia, e aqui moram vários idosos. O que acontece se houver uma emergência? O telefone não dá como ocupado e sim como fora do gancho", revolta-se.

Ela disse que vai pedir abatimento no preço da conta de energia elétrica. 

O morador da região central, José Antônio Melo, escutou o barulho nas proximidades de sua casa e ao sair na rua Cesário Mota, na praça Carlos de Campos, viu a árvore caída em cima da fiação elétrica. "A árvore está enroscada na fiação e fez o maior barulho. A CPFL não chegou e a rua foi interditada pela Guarda Civil Municipal."

A rua Cesário Mota foi interditada e foi feito um desvio pela rua Miranda Azevedo e rua da Penha.

A avenida Américo de Carvalho também foi interditada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Urbes, entre as ruas Grécia e Bélgica, no sentido da avenida Washington Luís. Em frente à rua Inglaterra, uma árvore de meio século plantada no canteiro central não resistiu aos ventos e cedeu, caindo sobre a rede de telefonia e, também, em cima de um Toyota Corolla que passava pela avenida no momento da queda, por volta das 14h40. Dentro do carro, havia quatro pessoas, dois homens e duas mulheres. Ninguém se feriu. Em razão da queda da árvore, dois postes foram deslocados, mas não chegaram a cair. Um deles, que fica na esquina da rua Bélgica com a avenida, dobrou-se sobre o muro da casa do analista de recursos humanos Sílvio Bonan, 60. O muro resistiu ao impacto, mas o poste padrão da casa dele não aguentou e foi derrubado, causando danos. "Estou aguardando a CPFL, que informou que viria às 18h, mas até agora nada", diz ele. Já eram 22h, quando ele deu a declaração à reportagem.

Simone Tanzi Manão é quem estava dirigindo o Toyota. A mãe dela, Maud, viu quando a árvore se movimentou violentamente e começou a ceder. Ela avisou a filha que freou o carro. A árvore, segundo elas, estava oca e caiu sobre o capô do veículo. Elas iriam visitar um parente em um hospital. No banco de trás estavam Jean e Joel. Eles não puderam ir embora por orientação dos bombeiros e da própria prefeitura e, por volta das 22h, ainda esperavam a chegada de equipes da prefeitura para retirarem o carro, registrarem a ocorrência e ir embora. "Um absurdo termos de ficar esperando aqui todo esse tempo e com essa chuva, como se a culpa fosse nossa", disseram. 

Sinalização

A Urbes, pelo Twitter, informou a inoperação de diversos semáforos espalhados pela cidade diante da falta de energia elétrica. Até às 20h30 de ontem, a avenida Ipanema seguia sem energia e seus sinais inoperantes. A avenida Itavuvu os semáforos foram restabelecidos às 16h entre as ruas Duque Estrada e Atanásio Soares.

A avenida Gonçalves Magalhães ficou interdita na altura da rua Virgílio de Melo Franco, diante da queda de um poste de energia elétrica. 
Na região, a energia também faltou no Centro de Votorantim e Monte Líbano em Araçoiaba da Serra.

CPFL

A CPFL Piratininga disse ainda que os desligamentos tiveram início às 14h30 e que 90% dos casos estavam solucionados às 18h. Equipes da distribuidora, diz nota, foram acionadas tão logo começaram a registrar as ocorrências e atuam com todo o contingente na normalização do serviço até o final da noite. Sobre o 0800, a CPFL Piratininga disse que houve um congestionamento na linha devido ao número de ligações e acrescentou que o número estava em funcionamento. A CPFL Piratininga orienta os clientes que tiverem problemas de falta de energia a entrarem em contato com a empresa através dos canais de atendimento:www.cpfl.com.br (acesso via smartphone e computador), enviar SMS para 27304 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento), pelo e-mail (piratininga@cpfl.com.br), pelo 0800 010 25 70 (ligação gratuita) e agências de atendimento presencial em todos os municípios atendidos. 

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) teve problemas técnicos em seus computadores durante o dia de ontem e não conseguiu informar ao jornal Cruzeiro do Sul a velocidade do vendaval que atingiu a cidade. (Colaborou Fernando Guimarães)

Postar um comentário

0 Comentários