Denúncias anônimas caem 21% no trimestre


Foram 613 registros de janeiro a março deste ano, contra 775 em 2013. Do total, 92% foram sobre tráfico de drogas

Miriam Bonora
miriam.bonora@jcruzeiro.com.br

As denúncias anônimas feitas pelos cidadãos de Sorocaba ao Disque-Denúncia (181) e pelo Web Denúncia caíram 21% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto São Paulo Contra a Violência, gestor do serviço. Foram 613 de janeiro a março deste ano, contra 775 em 2013. Dessas 613 denúncias, 124 foram feitas pela internet, por meio do site webdenuncia.org.br, criado em novembro do ano passado. 

Do total de ligações e denúncias feitas pela internet neste ano, 92% foram sobre tráfico de drogas, um total de 566, sendo 95 delas pela web. Em segundo lugar estão as denúncias sobre roubos em geral, com 18 neste primeiro trimestre. O terceiro crime que os cidadãos deram mais informações foi o de procurados pela justiça, com 11 denúncias.
Essa queda nas denúncias persiste, mas diminuiu em Sorocaba, se comparado aos números de 2013 e 2012, quando baixou 36%. Porém, a cidade ainda vai na contramão dos dados do Estado de São Paulo, que registrou 19.869 denúncias no primeiro trimestre deste ano, aumento de 5% em relação ao ano passado.

Para o gerente de projetos do Instituto São Paulo Contra a Violência, Mário Vendrell Royo, o principal fator para essa diminuição das denúncias é a falta de estímulo aos cidadãos e a carência de divulgação sobre o serviço na cidade. Royo comenta que essa divulgação é feita em diversas frentes, tanto a nível estadual pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), quanto pela colaboração dos órgãos de imprensa e por iniciativas municipais, como por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) locais. 
Como parte dessa comunicação, o gerente ressalta a importância de esclarecer a população sobre a real utilidade do serviço, que é voltado a fornecimento de informações para investigação de crimes, e não para uma ação imediata da polícia. Se o crime está acontecendo, se é uma emergência, a orientação é ligar diretamente para o 190, da Polícia Militar.
Royo diz que apenas cerca de 20% das ligações recebidas são para denunciar um crime que demanda investigação, o que acaba sobrecarregando as equipes do instituto. Quanto as demais ligações "inadequadas", o gerente diz que 17% dos atendimentos são de casos em que as pessoas deveriam ligar para o 190, outros 15% são trotes, 9% são de casos que devem ser informados à polícia civil, além de 20% das ligações que são interrompidas.

Uma das formas de reduzir esse número de ligações interrompidas é o uso da ferramenta online, o Web Denúncia, que pode ser acessado por computadores ou dispositivos móveis. "O cidadão pode fazer a denúncia de seu computador pessoal, com o mesmo sigilo e anonimato garantido, já que o endereço do IP [que identifica o dispositivo] não é gravado", afirma Royo. Outra vantagem é a possibilidade de enviar arquivos com informações adicionais, como fotos e vídeos.
Royo aponta que outro fator que contribuiu para a queda nas denúncias é o reposicionamento do serviço, feito em fevereiro deste ano para otimizar o recebimento de denúncias. A partir dessa data, o Disque e Web Denúncia passaram a colher informações apenas sobre oito crimes, que são os que mais preocupam a polícia (veja na tabela). Casos como de maus tratos contra idosos e violência contra a mulher, por exemplo, agora devem ser denunciados nas delegacias de polícia específicas nas cidades. 
O gerente do instituto reforça que a ajuda da população por meio de denúncias é essencial para a solução de crimes. "Temos vários casos solucionados por meio de informações dos cidadãos, que muitas vezes fornecem dados que ajudam a polícia a montar o quebra-cabeça da investigação", estimula. Após a ligação, o denunciante pode acompanhar a investigação por meio de um número de protocolo fornecido durante o atendimento e, inclusive, responder a perguntas complementares que podem ser enviadas pelo instituto.


Serviço
Disque Denúncia: número 181 (ligação gratuita)
Web Denúncia: webdenuncia.org.br
(recomenda-se usar equipamento pessoal, em um ambiente com privacidade)
Funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana
O que denunciar: tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubo de veículos, roubo (outros), furto de veículos, procurados pela justiça e sequestro.

Postar um comentário

0 Comentários