Em meio à alta da inflação, Maduro aumenta salário mínimo em 30%

Nos três primeiros meses do ano, preços no país já subiram 10%, segundo Banco Central da Venezuela


O Estado de S. Paulo
CARACAS - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na terça-feira, 29, um aumento de 30% no salário mínimo e nas pensões. O novo valor é de 4.251,78 bolívares, o equivalente a  R$ 1.500 pelo defasado câmbio oficial do país.
Maduro enfrenta protestos na Venezuela - Efe
Efe
Maduro enfrenta protestos na Venezuela

Maduro lembrou que seu governo já havia decretado um aumento de 10% em janeiro como uma forma de compensar o alto índice inflacionário de 2013, que foi de 56,2%.
"Por causa do Primeiro de Maio decidi dar um aumento no salário mínimo nacional e nas pensões para elevá-los aos níveis de defesa necessário para a vida nosso povo", disse Maduro durante um encontro com trabalhadores no Palácio de Miraflores, sede do governo em Caracas.
Para o líder opositor e ex-candidato presidencial Henrique Capriles o ajuste salarial é insuficiente porque uma melhora deveria estar acima da inflação.
"É um aumento de salário incompleto, consequência também do fracasso do modelo castro-comunista que insiste em aplicar", escreveu o opositor na rede social Twitter.
O Banco Central da Venezuela revelou na semana passada que a inflação em março foi de 4,1%, o que situa em 10,1% o acumulado de janeiro a março de 2014. / EFE

Postar um comentário

0 Comentários