Financiamento de veículos cai 10,9%, até maio último

Em relação a abril deste ano, maio apresentou aumento de 3,04%


Anderson Oliveira
anderson.oliveira@jcruzeiro.com.br 


O financiamento de veículos novos e usados caiu 10,9%, de janeiro a maio deste ano, em Sorocaba. No acumulado de 2014, o volume de financiamentos atingiu a marca de 15.576, ante os 17.489 registrados em igual período do ano passado. Os meses com menor número de financiamentos de veículos foram março e abril, com queda 18,4% e 18,8%, respectivamente. Os números são da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). 

Os dados de maio também apresentam retração na tomada de empréstimo para a aquisição de veículos. De acordo com a Cetip, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o financiamento caiu 8,8%. Foram financiados 3.148 veículos em maio de 2014, enquanto em 2013 foram 3.451 neste período. Os números de maio de 2013, contudo, já tinham sido 8,24% menores que os de abril do mesmo ano, quando se registrou 3.761 financiamentos. 

Em relação a abril deste ano, maio apresentou aumento de 3,04% nos financiamentos. Naquele mês, foram feitos 3.054 financiamentos, que subiram para 3.148, em maio. 

Segmentos 

Os financiamentos de automóveis leves constituíram 86,84% do total acumulado em 2014, ou seja, 13.527. O resultado é 9,94% menor que o apresentado de janeiro a maio de 2013, quando esse segmento atingiu a marca de 15.020 financiamentos. As vendas financiadas de veículos pesados, contudo, foram as que mais se retraíram, atingindo 33% a menos. O volume acumulado passou, em unidades, de 672 para 450, no comparativo. 

O segmento de motos também teve redução nos financiamentos, passado de 1.718, de janeiro a maio de 2013, para 1.476, no mesmo período deste ano. Isso representa uma queda de 14,1%. 

Os números de financiamentos de veículos são extraídos do SNG, uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras. 

Queda nas vendas 

A redução do número de financiamentos de veículos novos e usados é atribuída à queda nas vendas do setor. De acordo com o setor de análise de financiamento da Citroën Notre Dame, os financiamentos continuam na mesma proporção na empresa. "De cada 10 veículos, 7 continuam sendo financiados", calcula. Esta facilidade se dá por conta das campanhas de financiamento, uma vez que 90% desse tipo de negócio são direcionados para o banco da montadora. O grande problema, ele avalia, é a redução das vendas que ocorreu neste ano. 

O gerente de vendas do grupo Automec, Dailton Rocha, também acredita que a queda nas vendas seja o motivo da redução dos financiamentos registrados pela Cetip. "As vendas caíram bastante neste ano e isso puxou os financiamentos para baixo", conta. A única dificuldade em relação a aprovação de financiamentos, ele acrescenta, ocorre quando o consumidor não dá entrada. Rocha comenta, ainda, que as vendas de novos e seminovos têm sido iguais, com exceção de janeiro e fevereiro, quando o cenário estava mais favorável para os usados.

Postar um comentário

0 Comentários