Sorocaba:Professores criticam atribuição de vagas e procuram o MP

Profissionais prometem também recorrer à Justiça

Jornal Cruzeiro do SulO Ministério Público abriu ontem procedimento para apurar os motivos pelos quais a Secretaria Municipal da Educação atribuiu apenas 42 das 74 vagas a candidatos aprovados no concurso realizado pela Prefeitura de Sorocaba em 2010 para provimento dos cargos de Professor da Educação Básica (PEB-I). 

Um grupo de mais de 50 profissionais esteve reunido ontem com o promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum e promete ingressar a partir de hoje com ações judiciais para tentar reverter a situação, já que o prazo de validade do certame termina no próximo dia 2 de julho e existe, conforme disseram, o risco de terem de se submeter a novo processo seletivo. O MP pedirá que a administração preste informações. A partir disso, decidirá se propõe ação para reparar eventuais prejuízos. 

Indignados, os profissionais contaram que o governo convocou, por meio de aviso no Jornal do Município, 359 candidatos para o processo de atribuição, mas que, pouco tempo depois, divulgou uma nova lista que deixou de fora mais de 30 aprovados. A reunião aconteceu pela manhã na Escola Municipal Oswaldo Duarte, bairro Wanel Ville II. 

Houve protesto e o grupo quis saber os motivos da mudança, mas não obteve resposta. Gisle Calegari justificou a revolta dizendo que "ninguém se dignou a prestar esclarecimentos". "Essas vagas representavam a chance de efetivação para muita gente aqui, já que no mês que vem vence o prazo para contratação de novos professores", destacou. 

Flávia Arruda Holtz acrescentou que o inconveniente provocou abalo emocional e que deverá buscar solucionar o impasse na Justiça. "Vamos, de novo, brigar com o município para ter um direito assegurado. Infelizmente, não nos respeitam e tratam a educação com descaso, o que não podemos aceitar". 

Renata de Souza disse não entender por que as vagas não foram preenchidas como previsto já há quatro anos. "O edital do concurso falava em 74 vagas, a convocação que recebemos também, mas, sem mais nem menos sumiram 32 delas. O que aconteceu, afinal? Será que não merecemos saber?" 

Michele Rodrigues de Souza também estava inconformada. "Não é possível. Primeiro foi aquela bagunça do concurso que considerou quase mil professores inaptos psicologicamente. Agora, somem vagas. O que mais falta, afinal, para que esta Secretaria da Educação, este governo, levem a sério nossa situação?". 

O outro lado 

Em nota, a Secretaria de Educação informou que as vagas necessárias foram preenchidas na atribuição que aconteceu ontem e que é "prerrogativa da administração contratar o número adequado de profissionais necessários para o desempenho das funções". 

Sobre a divergência em relação ao número de vagas disponíveis, informação fixada no átrio e no site da Prefeitura, a Pasta esclareceu que assim que o equívoco foi detectado, providenciou a troca dos arquivos. Desta forma, o documento incorreto ficou disponível por menos de dez minutos. A Sedu reitera que, quando houver necessidade de contratações, as vagas para novos professores serão ofertadas. 

O comunicado acrescenta que a atribuição realizada ontem foi publicada no Município de Sorocaba do dia 18 de junho, por meio do Edital SEDU/GS n.º 18, de 16 de junho de 2014. Já a relação de vagas foi publicada no último dia 24, no Átrio localizado no 1º andar do Palácio dos Tropeiros e no siteeducacao.sorocaba.sp.gov.br.

Postar um comentário

0 Comentários