Supremo derruba decisão de Barbosa e entende que Dirceu pode trabalhar fora da Papuda


Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília
  • Joel Rodrigues/Folhapress
    Sessão do Supremo Tribunal Federal, que avalia recursos do mensalão
    Sessão do Supremo Tribunal Federal, que avalia recursos do mensalão
Por um placar de 9 a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (25) derrubar decisão individual do ministro Joaquim Barbosa, presidente da Corte, antigo relator do caso, e conceder autorização de trabalho externo para o ex-ministro José Dirceu, que está preso desde novembro do ano passado, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
O plenário também resolveu que o novo relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, com base nos mesmos argumentos, poderá decidir sozinho em relação aos recursos de outros sete condenados que já estavam trabalhando e tiveram autorização revogada, como o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Barbosa havia negado pedido de outros condenados para deixar a cadeia durante o dia para trabalhar sob o argumento de que a lei exige o cumprimento de pelo menos um sexto da pena para conceder o benefício, o que não era o caso.
No entanto, a maioria dos magistrados entendeu que a decisão de Barbosa contrariava jurisprudência criada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) há 15 anos, que definiu que a regra só serve para presos em regime fechado (penas acima de oito anos) e não no regime semiaberto.
Varas de Execuções Penais de todo o país têm seguido essa jurisprudência e eventual mudança teria impacto em todo o sistema prisional.
Condenado a 7 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa, Dirceu cumpre a pena no presídio da Papuda, nos arredores de Brasília, desde novembro passado.
No caso de Dirceu, que pleiteia trabalho na biblioteca do escritório do advogado José Gerardo Grossi, que já foi ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e é um dos mais renomados criminalistas de Brasília, Barbosa considerou ainda que o local não seria adequado porque dificultaria a fiscalização do cumprimento do trabalho externo, além de considerar a proposta um "arranjo entre amigos".
Pelo trabalho, Dirceu vai receber R$ 2.100.
Ampliar

Relembre a trajetória do ex-presidente do PT José Genoino20 fotos

17 / 20
No último dia 21, Genoino, que já havia sido submetido a uma cirurgia para contornar uma dissecação na aorta, realizada em julho de 2013, passou mal dentro do Complexo Penitenciário da Papuda e precisou ser transferido para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal Leia mais Reprodução
O plenário discordou mais uma vez e entendeu que não considerava adequado desqualificar a oferta de trabalho. O relator, porém, propôs que, no futuro, se discuta a conveniência de presos trabalharem em escritórios de advocacia, considerados invioláveis pelo código da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o que colocaria em xeque o monitoramento das atividades pelo preso.
"Não vejo fundamento legítimo que justifique dar tratamento desigual aos condenados na ação penal 470 [conhecida como mensalão] ou, pior, promover um retrocesso geral no item e restringir as perspectivas já limitadas dos apenados pelo sistema", disse Barroso.
Barbosa também tinha rejeitado o pedido sob alegação de que o trabalho externo seria desnecessário uma vez que Dirceu já exerce tarefas internas na biblioteca do presídio e na faxina. Para o novo relator, no entanto, o trabalho interno "não preenche exigências da lei de Execuções Penais quanto à jornada ou à remuneração".
Ampliar

O julgamento do mensalão no STF200 fotos

1 / 200
18.jun.2014 - O ministro Luis Roberto Barroso em sessão plenária do STF (Supremo tribunal federal), sob a presidência do Ministro Joaquim Barbosa, que discute sobre a determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em relação ao tamanho da bancada de parlamentares nos Estados. O novo relator do mensalão petista disse nesta quarta-feira (18) que vai pedir ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa, para que os recursos dos condenados sejam julgados já na próxima quarta (25), antes do início do recesso do Judiciário, a partir de julho. Ele disse ainda ser um "prêmio" ter sido sorteado como relator do caso Pedro Ladeira/ Folhapress
Barroso foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski. O único a votar contra foi o ministro Celso de Mello.
Barbosa, que renunciou à relatoria, não participou do julgamento após ficar"impedido" ao entrar com uma representação criminal contra o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco. Barbosa e Pacheco protagonizaram um bate-boca há duas semanas no plenário que resultou na expulsão do advogado.
Ainda não há previsão de quando Dirceu começará a trabalhar. A decisão Supremo precisará ser comunicada à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, o que pode acontecer nos próximos dias, para que a Vara informe o presídio sobre a autorização de trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários