São Roque:Ladrões desligam energia para furtar posto de saúde e vacinas estragam

Caso aconteceu na unidade do bairro São João Novo, em São Roque (SP).

De acordo com a prefeitura da cidade, mais de 100 doses foram perdidas.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Após arrombarem a janela, ladrões invadiram a unidade e levaram uma televisão de 32 polegadas (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Roque)Após arrombarem a janela, ladrões invadiram a unidade e levaram uma televisão de 32 polegadas (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Roque)
Ladrões provocaram um prejuízo grande no posto de saúde do bairro São João Novo, em São Roque (SP), na madrugada de terça-feira (29). Eles desligaram a energia elétrica da unidade para entrar sem que o alarme disparasse, e acabaram provocando a perda de mais de 100 doses de vacinas, que estragaram por falta de refrigeração.
De acordo com a prefeitura, os criminosos desligaram a caixa de distribuição de energia e depois usaram um pedaço de madeira para arrombar a janela do posto, localizada aos fundos da unidade, e assim entraram pelo vão. Apesar de haver diversos equipamentos eletrônicos no local, apenas uma televisão de 32 polegadas, que havia sido instalada há uma semana no posto de saúde, foi levada.
Além disso, o atendimento do posto de saúde também foi prejudicado durante o período da manhã de terça-feira, já que os funcionários não puderam realizar as coletas de exame devido à falta de energia elétrica, restabelecida durante a manhã. Um novo alarme foi instalado.Como a ação ocorreu durante a madrugada, a câmara que armazena as vacinas em uma temperatura adequada permaneceu desligada até às 7h, horário da chegada dos funcionários do posto de saúde. Foi o suficiente para que as cerca de 100 doses fossem estragadas. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, pelo menos 16 diferentes tipos de vacinas foram perdidas, entre elas contra influenza, poliomielite, meningite, rotavírus e HPV.
Policiais militares e guardas municipais estiveram presentes no local e a ocorrência foi registrada na Delegacia de São Roque. O Departamento de Saúde de São Roque já solicitou a reposição das vacinas para a unidade, mas não informou qual é a previsão de entrega do material.

Postar um comentário

0 Comentários