Motorista é condenado em São Roque por atropelar e matar idoso

Ele estava embriagado e invadiu a calçada atingindo o idoso.

Essa foi a primeira vez que um motorista é condenado em júri popular.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
O motorista que atropelou e matou um idoso em São Roque (SP) depois de dirigir embriagado foi condenado a 14 anos de prisão por homicídio doloso (quando a pessoa assume o risco de matar). A condenação foi na noite de terça-feira (26) por um júri popular.
Hilton Bezerra dos Santos, de 30 anos, está preso desde o dia do acidente, em agosto de 2013. Segundo a polícia, o motorista invadiu a calçada e atropelou Acácio de Almeida, de 82 anos, que estava na frente da casa dele, na Vila Mike. O aposentado chegou a ser socorrido até a Santa Casa, mas morreu duas horas depois. Testemunhas disseram à polícia que o motorista estava visivelmente embriagado, mas ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. No hospital ele foi submetido a exame de sangue que contatou a presença de álcool.
Em depoimento durante o julgamento Hilton negou ter ingerido bebida alcoólica no dia do acidente. Também foram ouvidas duas testemunhas de acusação e outras duas de defesa. Durante a maior parte das sete horas de julgamento, o acusado permaneceu de cabeça baixa.

A família do aposentado comemorou a decisão. "Eu acredito que 14 anos, 13 anos que seja, não vão trazer o meu avô de volta, mas eu tenho certeza que ele vai pagar pelo crime que cometeu. Hoje eu vi que existe justiça e consigo acreditar um pouco na sociedade, nas pessoas, em tudo", desabafa a neta do aposentado, Jaqueline Cardoso.
O júri composto por quatro homens e três mulheres considerou Hilton culpado pela maioria dos votos. Ele foi condenado a 14 anos de reclusão por homicídio com dolo eventual, porque ao dirigir sob efeito de bebida alcoólica ele assumiu o risco de matar. "Não é normal você levar o motorista que está dirigindo embriagado ao dolo eventual. Na maioria dos casos é homicídio culposo. Eu acho que isso muda. Mostra ao Brasil que temos que seguir as leis. Com o nosso problema de motoristas embriagados nós estamos matando mais do que as guerras. Se você somar o que morreu de gente na Palestina, em Gaza, não dá o total de pessoas que estão morrendo no trânsito", argumentou o juiz Flávio Roberto de Carvalho.
O advogado de defesa disse que vai recorrer. "A ideia é que ele volte a ser julgado pelo Tribunal do Júri. Faltaram algumas provas e eu acho que não era para chegar até o Tribunal do Júri, mas a defesa vai recorrer enquanto houver possibilidade", explicou o advogado Glauber Bez.
Essa foi a primeira vez em São Roque que um motorista foi condenado em júri popular por matar uma pessoa ao dirigir embriagado.
Já condenado, Hilton Bezerra dos Santos voltou para a carceragem (Foto: Reprodução/TV Tem)Já condenado, Hilton Bezerra dos Santos voltou para a carceragem (Foto: Reprodução/TV Tem)

Postar um comentário

0 Comentários