Água benta some das igrejas ituanas


A água benta não é mais encontrada nas igrejas católicas apostólicas romanas de Itu. Agora, o fiel precisa levar o líquido em um recipiente para ser abençoado pelo sacerdote durante a missa. O motivo alegado não é a seca ou a falta de abastecimento público que atinge toda a cidade há mais de oito meses. Segundo o padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, pároco da matriz Nossa Senhora da Candelária, a decisão tem relação com questões de higiene e ao combate do mosquito da dengue. 

De acordo com Rossi, Itu tem aproximadamente 100 igrejas e todas já adotaram esse sistema. "Porque as pessoas colocavam as mãos no recipiente e isso poderia provocar algum tipo de doença", comenta. O pároco ressaltou que a decisão não teve relação com a falta de água em Itu. "Pois a quantidade usada era mínima", diz. 

Na igreja Sagrado Coração de Jesus, construída em 1725 e situada no centro de Itu, os recipientes de água benta viraram somente um ornamento nas paredes. O monsenhor Durval de Almeida, durante as missas, também pede para os fiéis levarem a água para ser benzida. 

O vendedor Robson Venâncio, 42 anos, mora em Porto Feliz e disse que lá as igrejas disponibilizam a água benta nos recipientes tradicionais. "Essa é uma forma de proteção contra o mal para o católico e a minha fé supera essa questão de higiene", relata. 

Em Sorocaba, as pias com água benta também são raras. Na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, os fiéis têm acesso ao líquido filtrado e benzido por meio de um vidro. "Isso foi feito por uma questão de higiene", comenta o padre Tadeu Rocha, pároco da igreja. 

A utilização da água benta para o batismo e a limpeza espiritual é comum em diversas religiões. A utilização como um sacramental para a proteção contra o mal, no entanto, é exclusivo da Igreja Católica Apostólica Romana. Os fiéis acreditam que fazer de forma piedosa o sinal da cruz com o líquido benzido afugenta os demônios, proporciona o perdão dos pecados veniais e livra a pessoa de acidentes e até mesmo provoca a cura de doenças. (Giuliano Bonamim)

Postar um comentário

0 Comentários