Crescem os furtos de fios de iluminação pública na capital

Léo Arcoverde

do Agora
Os furtos de fios de iluminação pública na capital cresceram 17% neste ano em relação a 2013.
Segundo dados do Ilume (Departamento de Iluminação Pública), da prefeitura, no ano passado, 77,5 km de cabos foram furtados a cada mês na cidade, em média.
Entre janeiro e novembro deste ano, esse índice subiu para 90,5 km.
De acordo com o Ilume, a média mensal de lâmpadas de postes de iluminação apagadas por causa de furtos subiu do ano passado para cá na mesma proporção: de 3.100 para 3.620.
Os fios de interligação dos postes de iluminação pública são muito cobiçados por ladrões por terem o cobre entre os seus componentes, segundo a polícia.
Os furtadores são usuários de entorpecentes ou prestadores de serviços –demitidos ou ainda empregados– das concessionárias de serviço público.
Os receptadores são donos dos sucatões ou empresários do ramo de industrialização de fios de cobre.
Resposta
A Secretaria de Estado da Segurança Pública afirma em nota que 15 suspeitos de furtos e receptação de fios foram presos neste ano na capital "somente Delegacia de Crimes contra Órgãos e Serviços Públicos, do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais)".
Desde janeiro, 25 boletins de ocorrência sobre esse crime foram registrados nessa delegacia, segundo a pasta.
"O combate ao furto e receptação de fios é feito por meio de operações específicas, realizadas por meio de parcerias entre Polícia Militar Ambiental, prefeitura e Secretaria da Fazenda, com critérios alicerçados na Inteligência Policial", diz a nota enviada pela secretaria.
A secretaria afirma ainda que a Polícia Civil analisa o pedido do Ilume (Departamento de Iluminação Pública) acerca da criação de um sistema específico para elaboração de furtos de fios de iluminação pública.

Postar um comentário

0 Comentários