Turista holandês é assassinado dentro de embarcação em São Luís

Um turista holandês, identificado como Ronald François Wolbeek, de 60 anos, foi morto com um tiro no peito na madrugada deste domingo (15), no litoral maranhense, nas proximidades do Iate Clube de São Luís. Ele teria sido vítima de assaltantes, que invadiram a embarcação, do tipo iate, em que Ronald estava com a mulher. A polícia ainda investiga o caso.
Segundo informações prestadas pela Companhia de Turismo Independente (CPTur), Ronaldo estava em companhia de sua mulher, Maria Rawie, de 69 anos, também holandesa, em um veleiro particular com bandeira da Holanda. O casal chegou ao Brasil em 21 de dezembro e velejava pela costa nordestina. Desde então, já havia estado em Fortaleza (CE) e Recife (PE). O veleiro atracou no fim da tarde de sábado (14) em São Luís.
De acordo com Maria Rawie, por volta da meia-noite de ontem, o alarme do barco disparou e Ronald foi verificar o que tinha acontecido. Nesse momento, o holandês teria se deparado com duas pessoas a bordo de sua embarcação. Após uma breve discussão, um dos homens teria disparado duas vezes, e um dos tiros atingiu o peito do holandês.
Maria Rawie contou à polícia que chegou a limpar o ferimento do marido, mas quando percebeu que ele estava ofegante, pegou um bote salva-vidas da embarcação e pulou na água. Sem forças para remar até a praia, Maria afirmou que saltou do bote e nadou até o Iate Clube, onde relatou o fato à CPTur. Ela informou, ainda, à polícia, que os criminosos fugiram sem levar nada da embarcação. “Tinha uma terceira pessoa esperando por eles em um pequeno barco a motor”, contou a mulher.
Antes de chegar ao Brasil, o casal de turistas já teria velejado em vários países. “Estamos no início da investigação e levantando todas as hipóteses. A verdade vai aparecer”, disse Jefrey Furtado, titular da Delegacia de Homicídios de São Luís. Em nota, o governo do Maranhão disse que comunicou o assassinato do turista à Marinha e à Polícia Federal.
Veja a nota na íntegra:
"Sobre o homicídio do sr. Ronald François Wolbeek, ocorrido na madrugada deste domingo (15), no interior de uma embarcação em que viajava o casal holandês, o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social, esclarece que:
A Polícia Civil instaurou de imediato inquérito para investigar o crime, prender e responsabilizar eventuais envolvidos; o serviço de inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, das Polícias Civil e Militar estão mobilizados para levantar dados sobre as circunstâncias do crime; a Delegacia de Homicídios fez exame no local dos fatos e iniciou os trabalhos para identificação e prisão de eventuais envolvidos; todas as linhas de investigação serão apuradas pelo sistema de segurança pública do Estado; por se tratar de crime ocorrido no interior de uma embarcação e ter como vítima cidadão de nacionalidade holandesa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública comunicou o fato à Marinha e à Polícia Federal para as providências respectivas".

Postar um comentário

0 Comentários