Roubos crescem 37% em Sorocaba no 1º bimestre

Por outro lado, houve redução de 49,4% nos registros de tráfico de drogas



Sabrina Souza
sabrina.souza@jcruzeiro.com.br

As ocorrências de roubo em Sorocaba cresceram 37% nos primeiros dois meses de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) divulgados na última quarta-feira mostram que, em janeiro e fevereiro deste ano, foram 715 registros deste tipo de crime na cidade, ante 521 no primeiro bimestre de 2014. Por outro lado, houve redução de 18,5% no número de furtos e 49,4% nos registros de tráfico de drogas, além de leves quedas nos casos de homicídio e latrocínio.

A maioria dos casos de roubo está relacionada a roubo de veículos, com 29% e 31% do total registrado em 2014 e 2015, respectivamente. Embora reconheça que o número de ocorrências deste tipo é alto, o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel afirma que houve um avanço na ação das polícias com a mudança na legislação dos desmanches. "Hoje, todas as peças usadas vendidas nestes estabelecimentos devem estar vinculadas ao número do chassi do veículo", explica. A fiscalização, informa, é feita mensalmente em conjunto pelas Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e setor de fiscalização da Prefeitura, que emite ou cassa o alvará de funcionamento.

Em visita a Sorocaba ontem, o delegado geral de Polícia Youssef Abou Chahin destacou que o grande número de ocorrências é sazonal, sobretudo pelo início das aulas, quando um volume maior de veículos é deixado na rua. "Mas eu não vejo como uma epidemia e nós temos estudos para diminuir isso nos próximos anos", disse. Carriel cita ainda falhas na legislação, que em sua opinião colaboram para que o criminoso preso volte rapidamente às ruas. "Nos casos de flagrante, por exemplo, o crime é qualificado como roubo tentado, o que reduz a pena em um terço", ressalta. Por conta disso, acredita o delegado, "a polícia trabalha enxugando gelo com a torneira aberta".

A reportagem tentou contato com a Polícia Militar para comentar os números, mas sua assessoria de imprensa não deu retorno até o fechamento desta edição. Em recente entrevista sobre o assunto, no entanto, o capitão da PM Sidney Vieira informou que a maior incidência de roubos tem se concentrado na região norte da cidade. Nos casos específicos de roubos a veículos, o oficial citou o aumento da frota em circulação, e também a legislação que tem permitido aos acusados responderem em liberdade. Entre as ações direcionadas para o combate desse tipo de delito está a Operação Cavalo de Aço, com pontos de bloqueio nos principais corredores viários da cidade para a abordagem de veículos.


Tipo de crime
1º bimestre de 2015
1º bimestre de 2014
Homicídio doloso
9
12
Tentativa de homicídio
23
18
Lesão corporal dolosa
351
403
Latrocínio
0
1
Estupro
37
18
Tráfico de entorpecentes
84
166
Roubo de veículo
209
161
Roubo (outros)
504
360
Furto de veículo
418
483
Furto (outros)
1.151
1.442

Postar um comentário

0 Comentários