Viagem entre Guarulhos e SP tem ônibus lotado e trânsito

William Cardoso

do Agora
Ônibus lotados, atrasos frequentes e tarifas elevadas são os principais problemas apontados por moradores de Guarulhos (Grande SP) que viajam diariamente até a capital para trabalhar ou estudar.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou semana passada um estudo apontando que as duas cidades são aquelas que mais "trocam" de moradores por dia no país.
É justamente o transporte o maior desafio enfrentado pelos cerca de 118 mil guarulhenses que se deslocam até a capital em busca de trabalho e educação diariamente.
Sem trem ou metrô, meios de transporte que levam grande quantidade de passageiros de maneira rápida de um ponto a outro, resta às pessoas encarar o desconforto dos ônibus, em viagens que chegam a levar duas horas para percorrer 20 km.
Resposta
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) diz que o corredor Guarulhos-São Paulo terá em torno de 20 km de extensão, quando concluído, e que hoje tem 3,7 km em operação.
A empresa afirma que faz fiscalizações sistemáticas e rigorosas nas linhas de sua responsabilidade e que apreendeu 131 veículos clandestinos em 2014.
A EMTU diz que "os constantes congestionamentos" em vias entre Guarulhos e a capital comprometem a regularidade das linhas.
Sobre trem e metrô, o Estado afirma que Guarulhos deverá ser atendida por três linhas metroferroviárias: linha 13-jade/Trem de Guarulhos (Engenheiro Goulart-Aeroporto), o prolongamento da linha 2-verde (Vila Prudente-Dutra) e a linha 19-celeste (Campo Belo- Guarulhos).
Não foi divulgado o prazo de conclusão das obras.

Postar um comentário

0 Comentários