Cinzas do Calbuco chegam ao sul de SP

Atualizado às 17h06 de 25/04/2015
Neste sábado, as cinzas do vulcão chileno Calbuco chegaram até o sul do Estado de São Paulo. passaram sobre o Sul do Brasil. Já durante a madrugada passaram por cima do Rio Grande do Sul e no fim da tarde estavam espalhadas sobre Santa Catarina e parte do Paraná, e chegaram também ao sul do Estado de São Paulo. Nas  imagens de satélite do Eumetsat é possível ver a pluma de cinzas em tons rosados (imagem das 16h00, horário de Brasília).
Na região Sul do Brasil, as cinzas vulcânicas não chegaram a provocar redução de visibilidade nem cancelamento de voos nacionais. A pluma está bem alta na atmosfera e passa como se fosse uma camada de nuvens do tipo “cirrus”, aquelas nuvens finas que deixam o céu esbranquiçado. Porém, com a fuligem, o céu ficou com um tom acinzentado.
Florianópolis. Foto de Leandro Puchalski, do Grupo RBS.
As cinzas estão sendo transportadas entre níveis médios e altos da atmosfera, aproximadamente entre 06 e 10 km de altura. Nesses níveis os ventos são mais intensos e continuam transportando a pluma em direção ao oceano Atlântico. Neste domingo essa pluma já deve estar afastada do Brasil, porém antes de sair completamente do País, ainda há possibilidade de ser observada também no extremo sul do Estado de São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários