Mandioca 'gigante' é encontrada em creche de São Roque



Plantada há três anos, descoberta surpreendeu professores e alunos.

Com 1,64 metro, raiz virou material pedagógico e refeição na escola.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Mandioca gigante é encontrada em creche de São Roque (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Roque)Mandioca "gigante" é encontrada em creche
(Foto: Divulgação / Prefeitura de São Roque)
Uma mandioca gigante foi encontrada no quintal de uma creche, na Vila Amaral, em São Roque (SP). A raiz, de um 1,64 metro, foi desenterrada na sexta-feira (24) e surpreendeu professores e crianças. Após a descoberta, ela virou material pedagógico e refeição para os usuários da creche Doutor Carlos Antonio Salvetti.
Segundo a diretora, Maria Aparecida Domingues Ribeiro, e a coordenadora da unidade, Magali Stefanini, a raiz foi plantada há três anos em comemoração ao Dia do Índio. “A atividade foi simbólica. A rama cresceu até virar uma pequena árvore”, detalha Magali.
Os responsáveis pela escola decidiram retirar a mandioca da terra, para ver qual seria o resultado. “Nós fomos surpreendidos porque ninguém esperava que ela estivesse deste tamanho”, diz a coordenadora.
A surpresa foi grande, o marido de uma funcionária foi chamado para desenterrar a mandioca e não imaginava que ela tivesse esse tamanho. “Não temos balança, mas acho que ela pesava uns 10 kg. Tanto que precisamos de quatro pessoas para carregá-la para dentro da unidade”, conta a auxiliar de educação infantil, Márcia Maria Navarro. Parte da raiz quase ficou para fora quando ela foi colocada na mesa do pátio.
Mandioca gigante é encontrada em creche de São Roque (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Roque)Raiz quase fica para fora de mesa do pátio
(Foto: Divulgação / Prefeitura de São Roque)
Segundo Magali, os professores chegaram a ficar mais assustados que os alunos. "Os estudantes tem no máximo quatro anos na escola, então por mais que a gente seja uma cidade de interior, eles não necessariamente tiveram contato com uma mandioca. Nós, adultos que sabemos que não é normal uma raiz deste tamanho, ficamos muito surpresos."
Além de chamar a atenção das crianças, o fato também serviu de material pedagógico para os professores. “Elas ficaram maravilhadas com a raiz, porque era realmente muito grande. Nós aproveitamos a oportunidade e novamente contamos a história dos índios no Brasil”, diz Márcia.
Após ficar em exposição na escola, a mandioca foi levada para a cozinha e virou refeição. Pratos com a raiz foram servidos durante toda a semana para as crianças. “Foi a semana da mandioca”, brinca a auxiliar de educação ao lembrar que todos elogiaram principalmente a sopa de frango com mandioca.
De acordo com a coordenadora pedagógica da creche, os professores pretendem plantar uma nova mandioca no local com a ajuda dos alunos. "Quem sabe a terra não promete e não temos mais uma surpresa", diz.
Mandioca gigante é encontrada em creche de São Roque (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Roque)Mandioca foi plantada há três anos, durante comemoração ao Dia do Índio (Foto: Divulgação)

Postar um comentário

0 Comentários