Moradores protestam contra aterro sanitário perto de rio em Araçariguama

Grupo pediu avaliação da Justiça para apontar danos ao meio ambiente.

Projeto ainda não foi aprovado e não há data de instalação, diz prefeitura.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Moradores de Araçariguama (SP) fizeram um protesto no centro da cidade neste sábado (30) contra a instalação de um aterro sanitário no município. O grupo de ambientalistas aguarda agora a avaliação pedida pela Justiça na área para apontar possíveis danos ao meio ambiente. A propriedade fica no bairro Butantã, local é próximo ao ribeirão que abastece a cidade.
A implantação de um aterro sanitário na área é vista como uma ameaça para muitos moradores e até um movimento foi criado em 2013 na tentativa de evitar a execução do projeto. O lixo de várias cidades da região seria despejado na fazenda de 1,3 milhão metros quadrados, onde, segundo o grupo, existem cinco nascentes com papéis importantes na formação do ribeirão.

Segundo a Prefeitura de Araçariguama, a certidão de uso e ocupação do solo só foi dada à empresa com uma série de exigências de infraestrutura, entre elas a recuperação do ribeirão do Colégio e da área de preservação permanente. Além disso, licenças prévias já foram emitidas pela Cetesb e pelo Departamento de Águas e Energias do Estado (Daee), mas o projeto físico do aterro ainda não foi aprovado pelo município e não há data para a instalação.
De acordo com um dos representantes do grupo, Robson Navarro Diniz, em 2011, a Prefeitura de Araçariguama concedeu uma certidão de uso e ocupação de solo à empresa que deve executar o serviço. Para tentar impedir um grande impacto ambiental, o movimento em defesa do ribeirão entrou com uma ação no Ministério Público que pediu uma avaliação e o relatório constatou que a área não é adequada.
Já a empresa contratada informou que o projeto possui estudo de impacto ambiental que concluiu a viabilidade do aterro. Segundo a análise, o ribeirão do Colégio não será prejudicado por causa da faixa de proteção permanente e a unidade empresa está aguardando licença ambiental para iniciar as atividades. O Ministério Público informou que a ação foi aberta no Tribunal de Justiça a pedido do grupo de moradores e que está acompanhando o caso para garantir o cumprimento da lei.
Implantação de terreno perto de rio preocupa ambientalistas (Foto: Reprodução/TV TEM)Implantação de terreno perto de rio preocupa ambientalistas (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários