Sem médicos, hospitais da zona sul dispensam crianças

Quarto de pronto-atendimento fechado em hospital

Regiane Soares

do Agora
Os prontos-socorros do Hospital Regional Sul e da Santa Casa de Santo Amaro, ambos em Santo Amaro (zona sul), dispensaram crianças doentes ontem à tarde, obrigando pais a procurar atendimento em outras unidades de saúde da região.
Segundo funcionários, o motivo foi a superlotação e falta de pediatras.
Enquanto isso, o pronto-atendimento do ambulatório do Hospital Regional Sul, que está pronto e com equipamentos e móveis, permanece fechado.
A obra de reforma e adaptação do pronto-atendimento custou R$ 1,067 milhão, começou em 14 de março de 2014 e o prazo de conclusão era de 90 dias, segundo uma placa instalada no local.
Ela foi necessária porque a unidade receberia inicialmente uma farmácia de alto custo.
Resposta
A Secretaria de Estado da Saúde disse ontem que o quadro de pediatras do pronto-socorro infantil do Hospital Regional Sul estava completo, com quatro profissionais.
A pasta não comentou a dispensa de crianças doentes.
Disse ainda que o projeto do pronto-atendimento do ambulatório do Regional Sul foi readequado para aumentar a capacidade de atendimento.
A obra deverá começar no mês que vem e ficará pronta em 90 dias.
Com relação ao raio-X, a secretaria admitiu que o aparelho apresentou falhas ontem, e disse que a manutenção do equipamento foi solicitada.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que UBS Jardim Kagohara atende no modelo de Saúde da Família e não prevê médico pediatra.
Na AMA Jardim Ângela, o pediatra que deveria trabalhar ontem faltou.
O diretor pronto-socorro da Santa Casa de Santo Amaro, José Paulo Pinotti, admitiu a superlotação na unidade infantil.
Segundo ele, os dez leitos da pediatra estavam ocupados e o plantão do único pediatra que estava ontem à tarde na unidade terminaria às 19h.
Por falta de médicos, o atendimento às crianças só será normalizado no domingo.

Postar um comentário

0 Comentários