Candidato governista lidera pesquisa para eleição presidencial na Argentina

O candidato do partido governista à Presidência da Argentina, que enfrentou dúvidas sobre sua lealdade à presidente do país, Cristina Kirchner, conquistou os seguidores do partido e saiu na frente da oposição pró-mercado, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
Daniel Scioli ao lado da presidente argentina Cristina Kirchner em Rosário
O governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, da Frente para a Vitória, de Cristina, tem 35,1 por cento das intenções de voto, em comparação com 26,9 por cento do prefeito da capital, Mauricio Macri, seu rival mais próximo, de acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Ricardo Rouvier & Associates. A eleição é em outubro.
Os aliados linha-dura de Cristina manifestaram temor de que Scioli favoreceria o mercado às custas dos programas sociais defendidos pela presidente. Mas Macri, que promete abrir o país ao investimento internacional ao acabar rapidamente com as políticas intervencionistas de Cristina, parece assustá-los ainda mais.
"A pesquisa mostra que Scioli conquistou todos os votos da Frente para a Vitória", disse Rouvier em entrevista. "O partido aceitou o endosso de Cristina a Scioli, as pessoas gostando ou não realmente dele."
A Frente para a Vitória responde por cerca de 30 por cento dos votos nacionais. Os resultados variaram muito da sondagem anterior da Rouvier, feita em 12 de junho, que trouxe Macri com 25,5 por cento e Scioli com 23,4 por cento.
Um bom indicador do apoio de Scioli e Macri virá nas primárias partidárias em agosto.
A pesquisa com 1.200 eleitores tem margem de erro de cerca de 3 pontos percentuais. Foi o primeiro levantamento publicado desde que Scioli escolheu um importante conselheiro de Cristina para integrar sua chapa no início deste mês.
(Reportagem adicional de Nicolás Misculin)

Postar um comentário

0 Comentários