Metade das escolas estaduais tem nota abaixo da média

Thaís Gagliardo, o marido, Fernando Félix, com filho

Thiago Santos

do Agora
Metade das escolas estaduais de nível fundamental da capital tiveram nota abaixo da média no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2014.
Dentre as 604 escolas do 1º ao 5º ano, 318 ficaram abaixo da média. Do 6º ao 9º ano, são 328 de 629 unidades de ensino.
Agora obteve os resultados do Idesp de 2014 de 1.234 escolas estaduais de ensino fundamental da capital pela Lei de Acesso à Informação.
O índice é uma avaliação feita pelo governo estadual.
No primeiro ciclo do ensino fundamental, a média foi de 4,58 pontos de 10 possíveis.
No segundo, a média foi de 2,22. As metas exigidas pela Secretaria de Estado da Educação para as escolas é de 2,07 para o primeiro ciclo e de 1,93 para o segundo.
Resposta
A professora Ghisleine Trigo Silveira, coordenadora da Gestão da Educação Básica do Estado, afirma que, apesar das dificuldades enfrentadas não só por São Paulo, mas por todo o país, o desempenho dos alunos têm melhorado a cada ano.
"Setenta escolas já atingiram a meta prevista para 2030. Isso é resultado do trabalho que vem sendo feito pela secretaria", diz.
Ela destaca ações como aumento do reforço escolar, investimento em aulas de recuperação, melhoria na formação de professores e presença do professor mediador nas escolas.
Para ela, é preciso cuidado tanto ao comparar unidades com realidades diferentes quanto ciclos de ensino.
"Temos uma turma heterogênea, com níveis socioeconômicos diversificados", diz.
Sobre a escola Zoraide de Campos Helu, a PM diz que a invasão foi um fato isolado, mas que reforçará o já constante policiamento na região.
A Secretaria da Educação diz que liberou R$ 1,2 milhão para obras na escola, que a unidade tem dinheiro para comprar insumos (como papel higiênico) e que repôs o material furtado –além de garantir a reposição das aulas.

Postar um comentário

0 Comentários