População protesta contra fechamento do PA de Brigadeiro Tobias


Cerca de 50 manifestantes partiram da Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias nesta quarta-feira (20), e seguiram pela avenida Bandeirantes até a Unidade Básica de Saúde do bairro, onde há anos funciona o Pronto Atendimento local, que está fechado desde setembro, para reforma.
Os manifestantes temem o fechamento definitiva do PA, e reivindicaram que ele seja reaberto o mais rápido possível. O Governo Municipal prevê a reabertura do local em fevereiro. A previsão original era dia 31 de Dezembro de 2015, o que não ocorreu.
Segundo informações do Paço, o Secretário Francisco Antônio Fernandes pretende pedir a desativação definitiva do PA, alegando “baixa demanda” com pequeno número de consultas e chamadas do Samu, com um gasto anual de cerca de R$ 1 milhão de reais. Caso reaberto, haverá apenas um médico plantonista. A alternativa hoje utilizada é o PA 24 Horas da UPH Zona Leste, considerada muito longe para casos que requerem atendimento urgente.
O vereador Carlos Leite (PT) participou das manifestações, e foi enfático: “Fechar o PA dizendo que é para reforma, tendo a intenção de fechá-lo em definitivo, é pura enganação com o povo. Hoje haveria como fazer a reforma com o PA aberto”, diz o vereador. “Vamos fazer uma reunião com o secretário de Saúde em Brigadeiro, para ele esclarecer essas informações de que o PA pode ser fechado definitivamente e para conseguirmos dele a promessa de que isso não ocorrerá”, afirma o vereador.

Postar um comentário

0 Comentários