Com a gravação de Silveira, tentativa de Temer de minar combate à corrupção fica exposta como nunca; ministro pede demissão


30 de maio de 2016 às 19h04
viomundo
AC_CGU_Foto_Antonio_Cruz00805302016AC_CGU_Foto_Antonio_Cruz01605302016Fotos: Antônio Cruz/Agência Brasil, via Fotos Públicas
Servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU) realizam ato em que pedem a exoneração imediata do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira.
30/05/2016 16h52 – Atualizado em 30/05/2016 19h25
Servidores da extinta CGU protestam por saída de ministro da Transparência
Em gravação, ministro critica condução da operação Lava Jato pela PGR. Manifestantes pedem que órgão permanente exerça funções da CGU.
Servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram protesto na tarde segunda-feira (30) em Brasília para pedir a saída do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira.
Eles saíram em caminhada da sede da CGU, na área central de Brasília, até o Palácio do Planalto.
O grupo ameça entregar cargos de confiança caso o ministro não deixe o cargo.
Neste domingo (29), reportagem exclusiva do “Fantástico”, da TV Globo, revelou gravações nas quais o ministro critica a condução da Operação Lava Jato pela Procuradoria Geral da República (PGR) e dá conselhos a investigados em uma conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, novo delator do esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
Além de pedir a saída do ministro da Transparência, o grupo de manifestantes também pede a aprovação de proposta de emenda à Constituição que estabelece que as funções da CGU sejam exercidas por órgãos de natureza permanente. Ou seja, pelo texto, a estrutura do órgão não poderia ser alterada para integrar um ministério.
Os servidores questionam o desmembramento da Controladoria e a sua vinculação ao recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle no governo do presidente em exercício Michel Temer.
Eles reivindicam a revogação da Medida Provisória 726, deste ano, que desvincula a CGU da Presidência da República e a subordina a CGU ao ministério.
De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Rudinei Marques, chefes das controladoras nos estados já estão entregando cargos como forma de protesto.
“Na medida em que os servidores entregam os seus cargos, a CGU fica acéfala, não tem quem cubra a execução de ordens de serviços. […] Aqui em Brasília, cerca de 150 pessoas entregaram seus cargos. Somando isso, temos 250 colegas em todo o Brasil que já disseram que não vão trabalhar sob a subordinação do senhor Fabiano Silveira. São cargos de direção, chefia e assessoramento.Todos servidores de carreira”, disse.
O líder do sindicato disse ainda que há um consenso entre os servidores da CGU de que a permanência de Fabiano Silveira é “insustentável”.
“O senhor Fabiano tem compromisso com seus aliados políticos. O governo ainda não deu nenhuma resposta concreta. Se Michel Temer quiser mantê-lo que o mantenha debaixo das suas asas. Na CGU ele não trabalha mais”, alertou Rudinei.
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, aproximadamente 200 pessoas participaram da manifestação na tarde desta segunda.
Segundo o Unacon, que organizou a manifestação, entre 800 e 900 pessoas participaram do ato. Mais cedo, os manifestantes já haviam feito ato na sede da CGU, na qual lavaram as escadas do prédio que abriga o órgão.
Na noite deste domingo, Silveira procurou Michel Temer no Palácio do Jaburu para explicar o teor de sua conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual ele criticou a condução da Lava Jato, informaram assessores do Palácio do Planalto.
No encontro, relatou o ex-presidente da Transpetro aos investigadores, foram discutidas as providências e ações que ele estava pensando em relação à Operação Lava Jato.
No áudio, é possível entender que Fabiano Silveira orienta Renan e Sérgio Machado sobre como se comportar em relação à PGR.
A qualidade do áudio é ruim, há varias pessoas na sala, mas é possível identificar as vozes do presidente do Senado, do ex-presidente da Transpetro, de Fabiano Silveira e de Bruno Mendes.
Captura de Tela 2016-05-30 às 20.42.55
Silveira e a turma de Temer: golpe dos corruptos armado para obstruir Lava Jato
Temer vai colher um penca de prejuízos de uma única banana
Temer vai mesmo “peitar” a Globo e manter Fabiano Silveira como Ministro da Transparência?
Anotem: vai pagar caríssimo.
Porque o padrão Globo é mau, mau, mau feito um picapau.
Não se expõe a Globo a dar uma ordem e não vê-la cumprida.
Fabiano Silveira, que até ontem era “the famous who” vai virar grande personagem.
Os servidores correndo com ele do Ministério e lavando as calçadas vão ter a honra de aparecer noJornal Nacional.
Assim como os senadores que cobrarão sua demissão.
O camarada não entra mais no ministério, está desmoralizado.
Só não vai para o ar se tiver choro, ranger de dentes e promessas de maldades, rápido.
Parece que aquela batida na mesa e a bravata de Temer, de que “sabe lidar com bandidos” não funcionou muito bem.
Alguém não ligou para o João Roberto e, se ligou, não falou fino o suficiente.
Aos analistas, é saber o que a Globo quer de Temer, porque a cabeça de um mero bobalhão sem representatividade política alguma certamente não é a razão do “peitaço” que deu no Presidente.
Que, se não está demitindo agora, vai fazer em piores condições depois.
Onde está escrito que Fabiano fica, por hora, deveria estar grafado “por horas”.
Vai pedir a João Roberto uns dias para acalmar o Renan Calheiros.
Vai ouvir uma resposta de maus bofes do tipo: Presidente, o senhor decide quem fica no ministério, aqui nós decidimos nossa linha editorial.
Nem é preciso “sair” mais gravação.
O vassouraço basta.
PS do Viomundo: Parece óbvio que Silveira fez parte da cota de Renan no golpe. Foi a garantia de que o golpe passaria no Senado. Caso contrário, o que faria um funcionário de carreira do Senado e integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dando palpites em uma reunião que tratava de desmontar o impacto da Lava Jato contra acusados que estavam presentes? Se demitir Silveira, Temer corre o risco de perder o apoio crucial de Renan no Senado para afastar Dilma definitivamente. A sobrevivência da quadrilha no poder depende disso…
PS2 do Viomundo: Não durou nem algumas horas. O ministro Silveira apresentou sua carta de demissão…

Postar um comentário

0 Comentários