Frente Popular de São Roque lança campanha cidadania para valer contra compra de votos.




O Movimento Nacional de Combate a Corrupção Eleitoral, que tem apoio da CNBB e do Ministério Público há muito faz campanhas denunciando a compra de voto.
Em nossa cidade, ouve-se muitos boatos de  candidatos que compram votos , e fazem cervejada, churrascada e outros coisas assim para conseguir se eleger.
No momento que mais se fala em ética e na necessidade de uma profunda reforma política, a Frente Popular de São Roque resolveu lançar uma campanha para termos eleições limpas, que focará em três pontos:
1-) Contra a compra de votos
2-) Cobrar dos candidatos programas por escrito e  divulgados publicamente, além de apoiar os fóruns da cidade que exigem estes compromissos, por exemplo, 1% para a cultura ou a implantação da Lei do Piso para os professores.
3-)Fiscalizar a aplicação do Teto de gastos e denunciar campanhas caras que passem o teto definido pelo Superior Tribunal Federal e o caixa 2  .Em nossa cidade o vereador poderá gastar R4 35,4 mil  e o candidato a prefeito R$ 274 mil, (http://searadionaotoca.blogspot.com.br/2016/07/tse-divulga-os-limites-de-gastos-das.html)
Ter campanhas mais baratas e que não sejam financiadas por empresas pode ajudar a diminuir a corrupção e termos uma gestão mais livres de compromissos de campanhas e com isto menos sujeita a pressões espúrias nas licitações.
A OAB do Rio de Janeiro acaba de lançar uma campanha  contra a compra de votos e  o caixa 2 (http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-07/cidadaos-poderao-denunciar-caixa-2-e-compra-de-votos-em-aplicativo-da-oab)  A campanha mais barata pode facilitar que pessoas mais preparadas e com melhores intenções possam nos governar.Reproduzimos abaixo como denunciar:

Todo cidadão ou cidadã que souber da ocorrência de atos de compra de votos ou de desvios administrativos com fins eleitorais pode informar o fato imediatamente ao Ministério Público Eleitoral. Os representantes dessa instituição nos Municípios são os Promotores Eleitorais. O Ministério Público é um dos que tem autorização legal para solicitar à Justiça Eleitoral a punição a candidatos que cometam corrupção eleitoral. Como não possui vinculação a qualquer partido político, o Ministério Público é o grande parceiro da sociedade no combate à corrupção eleitoral.
Mas a apresentação da denúncia de compra de voto não é feita com exclusividade ao promotor eleitoral. Pode também ser encaminhada à polícia e até mesmo ao Juiz Eleitoral, que neste caso encaminha a denúncia para o destino mais adequado (polícia ou promotoria eleitoral, ou ambos).
O ideal é que a informação seja transmitida às autoridades por escrito, desde que isso seja possível ou não implique em ameaça ao informante. O melhor seria que em cada município houvesse pelo menos um COMITÊ 9840 e que esse comitê levasse ao promotor eleitoral os casos de corrupção nas eleições. Assim a denúncia é apresentada com o respaldo de toda a comunidade, não apenas de um ou alguns indivíduos.
Lembre-se: o promotor eleitoral é obrigado a agir diante da ocorrência da corrupção eleitoral. Embora não se espera que isso ocorra, pode haver alguma omissão por parte da promotoria. Neste caso, comunique o fato à Procuradoria Regional Eleitoral do seu Estado.
Para reflexão:
Você já participou de alguma reunião em que um candidato tenha oferecido ou prometido vantagens particulares aos eleitores em troca dos seus votos?
Você já assistiu a cenas de distribuição de cestas básicas, materiais de construção ou outros bens por candidatos?
MODELO DE DENÚNCIA
SITES ÚTEIS
ÁUDIO DE APRESENTAÇÃO DO MCCE – DENÚNCIAS
DENUNCIE O “CAIXA 2” PELA INTERNET OU PELO CELULAR 
Aplicativo para smartphones (Baixe aqui para Android ou iOS)




Postar um comentário

0 Comentários