Política e Esporte


Atletas são referências, exemplos, que muitos querem ser ou parecer. Assim como as marcas querem patrociná-los para associar suas imagens, políticos não seriam diferente, mas políticos não patrocinam, eles apenas usam a imagem dos atletas para aparecer na mídia.
Uma medalha olímpica, um campeonato internacional e pronto, aparecem centenas de políticos abraçando o campeão! Como se fossem responsáveis também pela suas conquistas.
Muitos atletas que recebem patrocínio de alguma empresa estatal sofrem várias ameaças (cancelamento de contratos/apoios/locais de treinos) quando não querem aparecer com um político X, ou na campanha Y.
Mais comum ainda são partidos que usam atletas ou ex-atletas para fortalecer suas imagens com campanhas e até cargos no governo a custas dos atletas.
Campeonatos amadores ou regionais sempre têm apoio de políticos, até de partido eu já vi, em anos de eleição.
Você vai dizer, “mas qual o problema? É importante ter políticos que se importam com esportes e saúde.” Concordo!
Mas não é bem assim que a coisa funciona, o esporte mexe com a emoção, sentimos uma euforia, fixamos aqueles momentos em nossas mentes, é um momento de prazer de descontração, sua mente está aberta e aí entra a imagem do político que se fixa na sua mente como algo positivo, e passamos acreditar que ele apoia esporte e saúde… Ou pior quando vimos tanta roubalheira e tragédia, passamos associar tal esporte como algo negativo.
Poucos projetos de governo para esportes são sérios, nas escolas o esporte é sinônimo de jogar bola e não de preparo. Não há incentivos para atletas amadores.
Saber diferenciar as coisas é fundamental. Atleta e esporte são uma coisa. Política e políticos, outra.
Ficou claro que não é de hoje que o esporte é usado para outros fins por governos, mas o esporte não é vilão e pode ser usado para o lado positivo como vimos na Grécia e na África do Sul, por Nelson Mandela.

O esporte é incrível, esporte nos traz saúde, nos traz lazer, diversão e entretenimento e pode ajudar a mudar o mundo para o bem se quisermos!

Postar um comentário

0 Comentários