Instituto Federal e Prefeitura realizam mutirão na Brasital





Foto: Wagner Lelis

No próximo domingo, 3 de setembro, às 10h, o projeto Ecoturismo na Brasital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque (IFSP/SRQ) e o Divisão de Cultura da Prefeitura local realizarão mutirão de limpeza e conscientização das trilhas e jardins do Centro Educacional, Cultural e Turístico (CECT) Brasital.
O mutirão de limpeza e conscientização das trilhas da Brasital, em sua segunda edição, será coordenado pelo Chefe de Manutenção da Brasital, Carlos Donizeti Noé. A Prefeitura fornecerá sacos de lixo e luvas aos participantes.
Além dos estudantes do Instituto Federal, os responsáveis convidam os demais interessados em doar parte do seu tempo em prol da manutenção e preservação do “Ibirapuera” de São Roque, a Brasital. Participe!

Projeto Ecoturismo na Brasital

Equipe do projeto Ecoturismo na Brasital. Foto: Tatiane Souza

Coordenador pelo prof. Dr. Rogério de Souza, o projeto Ecoturismo na Brasital visa aprimorar a formação dos estudantes dos cursos de Ensino Superior do IFSP/SRQ através da prática de ecoturismo no CECT Brasital. Para isso, os estudantes realizam, aos domingos, visitas monitoradas relatando as histórias e estórias da localidade. Nesse roteiro, formado por uma caminhada de 30 minutos, os monitores identificam algumas árvores e recorrem à tecnologia de QR Code para facilitar a participação e interação dos visitantes.

A Brasital

A Brasital foi uma indústria têxtil construída em 1890 na cidade de São Roque, sendo uma das principais fábricas inauguradas pelo investidor Enrico Dell’Acqua. Inicialmente denominada Enrico Dell’Acqua & Cia., possuía 3.600m² de área construída (no encerramento de suas atividades contava com 9.600m² de área construída) e uma represa de 4.000m² de área inundada com uma queda de 30 metros de altura, que impulsionava os teares com uma força aproximada de 120 cavalos.
Após 17 anos fechada, o prefeito da época, sr. Mario Luiz Campos de Oliveira, conseguiu tornar a Brasital em patrimônio municipal, transformando-a em seguida em “Centro Educacional e Cultural Brasital”.

Mutirão em prol da Brasital
Data: 3 de setembro de 2017
Horário: 10 horas

Local: CECT Brasital (Av. Aracaí, 250, Centro – São Roque/SP)

Postar um comentário

0 Comentários