Brasileiro sonegador vira “investidor estrangeiro”

dolarmiami
Está no Valor.
Enquanto a Receita Federal vai de pata em cima dos pequenos – veja aqui a ofensiva – com os grandes a conversa é mole.
A receita estaria “conversando com os bancos” porque detectou “”fortes indícios” de fraude tributária envolvendo alguns investimentos de não residentes no Brasil. “Vários investidores podem ser – na verdade – brasileiros em busca dos benefícios fiscais concedidos a estrangeiros que aplicam no país.
Qual a vantagem? Como “investidores não-residentes” escapam do Imposto de Renda e do Imposto sobre Operações Financeiras que os botocudos daqui têm de pagar quando investem.
Basta um atestadozinho facilmente fraudável e pronto.
É pouca gente? Um fiscalização  da Receita mostrou que,  “em uma amostragem de mil contribuintes declarados como não residentes, com recursos em duas instituições financeiras e em um grupo específico de veículos de investimento” encontro “apenas” todos os mil sem comprovação suficiente de residência no exterior.
Mas como a Receita é boazinha com a turma da sonegação, eles podem  recolher o imposto com uma alíquota punitiva de 35% (para nós, mortais, quando cometemos um erro, chega a 150%) . “Segundo a Receita Federal, uma opção para a regularização é o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), o chamado Refis, cujo prazo de adesão terminava amanhã, mas foi estendido até novembro, como forma de Michel Temer conseguir votos na Câmara.

Postar um comentário

0 Comentários