Cena política de hoje

*CENA POLÍTICA – QUARTA-FEIRA –(29/11)*

*Alckmin no país das Maravilhas*
Três secretários de Alckmin estiveram na Assembleia para prestar contas das ações de suas pastas: Mágino Barbosa Filho (Segurança Pública), Benedito Pinto Ferreira Braga Júnior (Saneamento e Recursos Hídricos) e Fabrício Cobra Arbex (Turismo). Para quem ouviu as exposições, parece que falavam da Dinamarca: níveis de excelência em segurança pública, saneamento e abastecimento de água de primeiro mundo e turismo com estrutura para causar inveja à Veneza.

*O não dito*
O que o secretário Mágino Barbosa Filho não falou? Não falou das condições precárias das delegacias e dos quartéis, falta de equipamentos e condições de trabalho de policiais, delegados e escrivães. Não falou sobre o recorde de mortes causadas por policiais no Estado, 459 óbitos somente no primeiro semestre, o maior número dos últimos 14 anos.

*Quem será o Benedito?*
O secretário Benedito Pinto Ferreira Braga Júnior chegou à Assembleia acompanhado por um time de executivos da Sabesp e do DAEE, que o ajudou a responder sobre questões do saneamento e do abastecimento de água no Estado. Benedito falou da reestruturação de sua pasta e da agenda positiva provocada pelo avanço da privatização da Sabesp.

*Roda d’água da meritocracia*
As principais perguntas feitas pelos deputados petistas foram respondidas pelo presidente da Sabesp, Jerson Kelman. Uma delas questionava os bônus por desempenho pagos aos diretores da companhia com receitas das contas de água dos consumidores. Para Kelman, o bônus é fruto do princípio da meritocracia. Profissionais “diferenciados” recebem rendimentos extras, que praticamente dobram seus salários. Já sobre a participação nos lucros dos demais funcionários da Sabesp, não soube precisar quais os valores correspondentes.

*A tataraneta*
“Se os consumidores querem tratamento de água universalizado, terão de pagar o dobro do que desembolsam hoje”, disse Kelman, comparando valores praticados pela Sabesp com os do sistema de abastecimento de Nova York, cidade onde as ações da empresa paulista também são negociadas. O deputado Zico Prado não resistiu e declarou: “Quem sabe, então, minha tataraneta consiga ver o tratamento de água ser universalizado”.

*Repasses para estâncias*
O deputado Geraldo Cruz indagou do secretário de Turismo de Alckmin, Fabrício Cobra, sobre os atrasos do repasse de recursos para as estâncias turísticas, gerando problemas às prefeituras e desrespeitando a lei.
https://goo.gl/B3SndU

*Barrada na escola*
A deputada Beth Sahão foi barrada pela diretora Mariene do Nascimento Natal na Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto. O que será que tem de tão de errado nesta escola aqui do noroeste paulista, do bairro Perus? É a primeira vez que isso ocorre. A deputada sempre visitou escolas e nunca teve surpresa assim.
https://goo.gl/bFQBPs

*Reforma agrária já*
Audiência pública na Alesp avaliou os reflexos e consequências da falta de regularização fundiária no Estado de SP, como o êxodo rural, elevação do número de moradores de rua nos centros urbanos e ocupações precárias. Estes problemas foram discutidos por vereadores, pesquisadores, lideranças recebidos pelas deputadas Marcia Lia e Ana do Carmo.
https://goo.gl/z44Gao

Postar um comentário

0 Comentários