Inscreva-se no SISU 2018 para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no IFSP - câmpus São Roque




Estudantes que realizaram o ENEM e que têm interesse na área ambiental em um curso superior gratuito, em instituição pública FEDERAL, relativamente rápido (2 anos e meio) e que oferece visão abrangente em relação aos variados temas ambientais (água, ar, solo, fauna, flora, bem como a interação entre eles e sua gestão), INSCREVAM-SE no SiSU 2018 para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no IFSP - câmpus São Roque, uma instituição Federal que oferece todos os requisitos necessários para atuar como um profissional diferenciado.
Neste ano (2018) o curso será ofertado no período MATUTINO

Veja o site do SISU: http://sisu.mec.gov.br/
cronograma do SISU:

  • 29/01 a 01/02
    Período de inscrições
  • 02/02
    Resultado da chamada regular
  • 02/02 a 07/02
    Prazo para participar da Lista de Espera
  • 05/02 a 07/02
    Matrícula da chamada regular
  • 09/02 a 30/04
    Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data


Coordenador: Prof. Dr. Renan Felicio dos Reis - E-mail: renan.felicio@ifsp.edu.br
·         Apresentação
O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental visa à formação de profissionais de visão abrangente que tratem de questões relacionadas ao controle e gerenciamento ambiental, orientado à melhoria da qualidade das atividades produtivas e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a sociedade. Os objetivos específicos do curso são desenvolver uma abordagem interdisciplinar da questão ambiental, visando uma perspectiva integrada da gestão do meio ambiente; oferecer ferramentas que auxiliem os acadêmicos na compreensão e análise das questões ambientais atuais e sua relação com as questões econômicas, políticas, culturais, tecnológicas e sociais da sustentabilidade, que permitam transformar os desafios e restrições ambientais em oportunidades de negócios; propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias; incentivar a formação de profissionais empreendedores para atuar no contexto das organizações públicas, privadas e terceiro setor, auxiliando no desenvolvimento de atividades sustentáveis; e promover o desenvolvimento de profissionais éticos e comprometidos com as causas e questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais.
·         Demanda

 

Nas últimas décadas, estão ocorrendo grandes transformações na sociedade e no meio ambiente, resultando em novas demandas sociais, econômicas, culturais, ambientais, espaciais e tecnológicas. O complexo cenário que vem se desenhando no século XXI exige, cada vez mais, profissionais habilitados com novas competências, capazes de atuar multidisciplinarmente e com uma visão holística apurada, incorporando desde conhecimentos clássicos a tecnologias e processos modernos. A Gestão Ambiental – que agrega os estudos da ecologia e dos ecossistemas aos instrumentos de gestão – deve, portanto, suprir esta demanda profissional. Hoje, observa-se uma rápida ampliação do mercado de trabalho do gestor ambiental no Brasil e no mundo. Pela natureza eclética desse profissional, ele pode atuar em entidades/organizações públicas ou privadas nas mais variadas especialidades temáticas: água, ar, solo, fauna e flora. Também pode trabalhar como Educador Ambiental em Organizações Não-Governamentais (ONGs), como profissional autônomo, elaborando estudos e processos ou, até mesmo, como empreendedor, administrando seu próprio negócio com os conhecimentos e instrumentos da gestão ambiental. Dessa forma, os campos de trabalho são os complexos industriais e de ecobusiness, assim como empresas públicas de saneamento, planejamento e gestão ambiental, tanto no meio urbano como no rural. As ONGs também tendem a absorver cada vez mais pessoal especializado para atuação em âmbito global. De maneira geral, o profissional tecnólogo em gestão ambiental assume cargos compatíveis com as funções de assistente ambiental, analista ambiental e coordenador em gestão ambiental.

·         Perfil do Egresso
·         O Tecnólogo em Gestão Ambiental entende da relação entre o homem e o meio ambiente. Sua função principal é garantir o uso racional de recursos naturais, de modo a preservar e conservar a biodiversidade. Pode trabalhar tanto na cidade quanto no campo. Ele planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas –, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Desenvolve e implementa programas de reciclagem, educação ambiental e planos de saneamento. Analisa o impacto das atividades humanas sobre o solo, a água e o ar e orienta a exploração dos recursos por técnicas menos danosas ao ambiente. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.
·         Duração
O curso tem duração total de dois anos e meio ou 5 (cinco) semestres.
Informações sobre a grade curricular e projeto do curso veja no site abaixo:

Postar um comentário

0 Comentários