Trem turístico: governo superfatura valor do trem para prejudicar adversários.





Há quase cinco anos atrás o Jornal da estância levantou dados e questionou a demora da implantação do  Trem turístico em São Roque. As críticas nunca foram para inviabilizar o projeto, até porque todos sabem a importância da implantação deste projeto.
Acabou um governo e começa outro que em seu programa não escreveu uma linha sobre o trem turístico, fato que por si já mostra que nunca acreditou nesta proposta. Além do mais, o atual governo vem agora e anuncia que irá vender  01 (uma) locomotiva a vapor, modelo Consolidation, ano de fabricação 1949, fabricada pela empresa HK Poder Company (EUA); 01 (uma) locomotiva a vapor, tipo Mogul, ano de
fabricação 1951, fabricada pela empresa HK Poder Company (EUA) com tender para armazenamento de água e madeira; 02(dois) carros de ferroviários para passageiros; 01 (um) carro ferroviário tipo madrinha para apoio; 01 (uma) plataforma com rodeio ferroviário. Estes equipamentos foram adquiridos entre outubro de 2009 e maio de 2010. O valor original destes equipamentos foi de R$ 1,05 milhão e em valores corrigidos pelo IPCA até março de 2015, este valor chega a R$ 1,45 milhão..

Estranhamente, o atual prefeito divulgou na mídia o valor de R$ 4 milhões que este equipamento seria vendidos em leilão e desta forma é 176% maior que o preço corrigido. Agora em projeto enviado para a Câmara diminui o preço  para R$ 2,5 milhões, que ainda é 72% acima do valor atual deste patrimônio público.
O  PROJETO DE LEI N.° 39/2015, prevê que

“Art. 2° Na hipótese de não haver interessados em adquirir os bens elencados no art. 1°, fica o Município autorizado a realizar novo leilão com a alienação dos bens em até 40% (quarenta por cento) do valor avaliado”
Este artigo praticamente confessa o superfaturamento e permite  que as locomotivas e acessórios sejam vendidos por R$ 1,5 milhões, valor pouco acima de seu preço atual.

O pior é que anunciar que vai vender por R$ 4 milhões e depois o preço ser R$ 2,5 milhões ou R$ 1,5 milhão da a entender a população que a população perdeu com este projeto, quando pelo menos na venda do equipamento não se terá perda.

Ainda se torna mais difícil entender a opção da venda deste patrimônio público quando o governo municipal contratou THG consultoria, viagens e turismo ltda por R$ 7,95 mil para contratação de empresa para assessoria no plano de readequação das locomotivas a vapor e carros de passageiros. Segundo o governo atual a “o referido programa não será executado no Município devido ao seu alto custo de implantação, problemas técnicos de engenharia e divergência com a concessionária responsável pela linha férrea.”
Segundo informações o custo das obras seria de R$ 300 mil reais, que representa 0,14% dos R$ 216,8 milhões previsto no orçamento para 2015.
Oras isto, não é nenhum empecilho sério. Na verdade a divergência com a ALL parece ser o ponto. Como sem a permissão desta empresa o projeto não vai para frente por força do contrato de privatização do governo Fernando Henrique Cardoso dar poder total a ALL, veremos então o governo atual destruir o sonho de milhares de moradores de nossa cidade.

Recordando o passado e desfazendo informações equivocadas.

Certo jornal de nossa cidade, que se diz informar os leitores, refaz o passado para defender com unhas e dentes a atitude nefasta da  atual gestão em leiloar o sonho de muitos.
De acordo com a versão apontada é de que a reunião ocorrida em outubro de 2009, entre o secretario de transportes metropolitanos, o prefeito Efaneu e o deputado João Caramez teria sido um fracasso e a partir daí o antigo prefeito teria colocado “os carros na frente dos bois”.Veja o link da matéria sobre a reunião que por si mostraria a fragilidade desta afirmações. (http://www.saoroque.sp.gov.br/noticias/noticia.asp?id=250).
O oficio da CPTM ao deputado Victor Lippi, acionado pelos vereadores  Donizete Carteiro e Maurinho Goés, mostra o que ocorreu de verdade:

Deste modo, a reunião levou a um termo de convênio, mas depois a ALL não quis mais fazer as obras necessárias.
O custo total do projeto Trem turístico foi de R$ 1,7 milhão.
Algumas obras que foram feitas para reforma da estação ferroviária, obviamente não devem entrar neste custo visto que esta reforma foi útil para a cidade. O custo da compra do maquinário, transporte das locomotivas, consultorias e manutenção foi de R$ 1,7 milhão. Com o leilão e a venda do maquinário o ônus para o município será quase nenhum e muito baixo.



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