Há quase cinco anos
atrás o Jornal da estância levantou dados e questionou a demora da implantação
do Trem turístico em São Roque. As
críticas nunca foram para inviabilizar o projeto, até porque todos sabem a
importância da implantação deste projeto.
Acabou um
governo e começa outro que em seu programa não escreveu uma linha sobre o trem
turístico, fato que por si já mostra que nunca acreditou nesta proposta. Além
do mais, o atual governo vem agora e anuncia que irá vender 01 (uma) locomotiva a vapor, modelo
Consolidation, ano de fabricação 1949, fabricada pela empresa HK Poder Company
(EUA); 01 (uma) locomotiva a vapor, tipo Mogul, ano de
fabricação 1951,
fabricada pela empresa HK Poder Company (EUA) com tender para armazenamento de
água e madeira; 02(dois) carros de ferroviários para passageiros; 01 (um) carro
ferroviário tipo madrinha para apoio; 01 (uma) plataforma com rodeio
ferroviário. Estes equipamentos foram adquiridos entre outubro de 2009 e maio
de 2010. O valor original destes equipamentos foi de R$ 1,05 milhão e em
valores corrigidos pelo IPCA até março de 2015, este valor chega a R$ 1,45
milhão..
Estranhamente, o
atual prefeito divulgou na mídia o valor de R$ 4 milhões que este equipamento
seria vendidos em leilão e desta forma é 176% maior que o preço corrigido.
Agora em projeto enviado para a Câmara diminui o preço para R$ 2,5 milhões, que ainda é 72% acima do
valor atual deste patrimônio público.
O PROJETO DE LEI N.° 39/2015, prevê que
“Art. 2° Na
hipótese de não haver interessados em adquirir os bens elencados no art. 1°,
fica o Município autorizado a realizar novo leilão com a alienação dos bens em
até 40% (quarenta por cento) do valor avaliado”
Este artigo
praticamente confessa o superfaturamento e permite que as locomotivas e acessórios sejam
vendidos por R$ 1,5 milhões, valor pouco acima de seu preço atual.
O pior é que
anunciar que vai vender por R$ 4 milhões e depois o preço ser R$ 2,5 milhões ou
R$ 1,5 milhão da a entender a população que a população perdeu com este
projeto, quando pelo menos na venda do equipamento não se terá perda.
Ainda se torna
mais difícil entender a opção da venda deste patrimônio público quando o
governo municipal contratou THG consultoria, viagens e turismo ltda por R$ 7,95
mil para contratação de empresa para assessoria no plano de readequação das
locomotivas a vapor e carros de passageiros. Segundo o governo atual a “o
referido programa não será executado no Município devido ao seu alto custo de
implantação, problemas técnicos de engenharia e divergência com a
concessionária responsável pela linha férrea.”
Segundo
informações o custo das obras seria de R$ 300 mil reais, que representa 0,14%
dos R$ 216,8 milhões previsto no orçamento para 2015.
Oras isto, não é
nenhum empecilho sério. Na verdade a divergência com a ALL parece ser o ponto.
Como sem a permissão desta empresa o projeto não vai para frente por força do
contrato de privatização do governo Fernando Henrique Cardoso dar poder total a
ALL, veremos então o governo atual destruir o sonho de milhares de moradores de
nossa cidade.
Recordando o passado e desfazendo informações
equivocadas.
Certo jornal de
nossa cidade, que se diz informar os leitores, refaz o passado para defender
com unhas e dentes a atitude nefasta da
atual gestão em leiloar o sonho de muitos.
De acordo com a versão
apontada é de que a reunião ocorrida em outubro de 2009, entre o secretario de
transportes metropolitanos, o prefeito Efaneu e o deputado João Caramez teria
sido um fracasso e a partir daí o antigo prefeito teria colocado “os carros na
frente dos bois”.Veja o link da matéria sobre a reunião que por si mostraria a
fragilidade desta afirmações. (http://www.saoroque.sp.gov.br/noticias/noticia.asp?id=250).
O oficio da CPTM
ao deputado Victor Lippi, acionado pelos vereadores Donizete Carteiro e Maurinho Goés, mostra o
que ocorreu de verdade:
Deste modo, a reunião levou a um termo de convênio, mas depois a ALL
não quis mais fazer as obras necessárias.
O custo total do projeto Trem turístico foi de
R$ 1,7 milhão.
Algumas obras que foram feitas para reforma da estação ferroviária,
obviamente não devem entrar neste custo visto que esta reforma foi útil para a
cidade. O custo da compra do maquinário, transporte das locomotivas,
consultorias e manutenção foi de R$ 1,7 milhão. Com o leilão e a venda do
maquinário o ônus para o município será quase nenhum e muito baixo.
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